Globo volta atrás, exporta Velho Chico, mas corta mais da metade dos capítulos

28/12/2017 14h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Domingos Montager protagonizou Velho Chico. (Foto: Divulgação)
Domingos Montager protagonizou Velho Chico. (Foto: Divulgação)

Domingos Montager protagonizou Velho Chico. (Foto: Divulgação)

Motivada pela surpreendente indicação de Velho Chico ao Emmy Internacional deste ano, a Globo mudou de ideia e decidiu inserir a trama no seu catálogo de vendas para o exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, de acordo com a jornalista Cristina Padiglione, o folhetim de Benedito Ruy Barbosa, Bruno Luperi e Edmara Barbosa será negociado em um formato diferente, o de supersérie. A Globo vai pesar a mão no corte de capítulos, e fará uma versão compacta da produção com 60 episódios — a versão original tem 172 capítulos. A emissora já exportou outros folhetins em formato de série, mas não com uma redução tão grande de capítulos.

Com esse corte, o público estrangeiro será poupado da tragédia que vitimou o protagonista Domingos Montagner no cenário principal da trama. O ator morreu afogado em um intervalo das gravações de Velho Chico no Rio São Francisco, a duas semanas do fim dos trabalhos. A emissora deverá excluir as últimas cenas do folhetim gravado com uma câmera subjetiva que simulava o olhar de Santo, personagem de Montagner.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Emissora argentina anuncia pacote de novidades para 2018 com produções da Globo e da Record

Para o desfecho do protagonista, a tendência é que a Globo utilize uma das últimas sequências em que o ator aparece fisicamente, como a cena de uma conversa franca entre o coronel Afrânio (Antonio Fagundes) e Santo, que resulta em uma trégua entre os dois, ou a celebração do personagem com a esposa, Maria Tereza (Camila Pitanga), e o filho, Miguel (Gabriel Leone), pela recuperação do solo podre herdado pelo garoto. Essa foi justamente a última cena gravada por Montagner.

Inicialmente, a Globo não aprovava a ideia de colocar Velho Chico no catálogo de vendas para o exterior por considerar a trama “regional demais”. Agora, com a indicação do folhetim ao Emmy, a situação mudou de figura. Para o mercado hispânico, a novela ganhou o título de “Viejo Río”, e “Old River” (Velho Rio) para o inglês. A emissora destaca o público atingido pela trama (42 milhões por dia, em todo o Brasil), as belas paisagens do Nordeste brasileiro, o cuidado de preparação com os atores, além da qualidade do texto, cenografia e arte, que utilizaram material reciclado.

A emissora começará a apresentar a trama para o mercado internacional na próxima edição do Natpe (National Association of Television Program Executives), evento que reunirá executivos de diversas empresas e emissoras do mundo em Miami, nos Estados Unidos, no próximo dia 16.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.