“Suspensão do benefício”: RioCard confirma 1 atitude que está dando FIM ao cartão em 2025

O RioCard é um sistema de bilhetagem eletrônica usado no transporte público em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro
RioCard confirma 1 atitude que está dando FIM ao cartão em 2025, ou seja, provocando a “Suspensão do benefício”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal Rio Bilhete Único e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em transporte público, detalha agora qual atitude traz suspensão do cartão RioCard.
Desse modo, o RioCard é um cartão recarregável que assegura o pagamento de passagens em ônibus, metrô, trens e barcas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o RioCard é pessoal e intransferível, sendo necessário que o beneficiário mantenha seus dados cadastrais atualizados.
A utilização indevida ou o compartilhamento do cartão pode acarretar na suspensão do benefício.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Portanto, emprestar ou fazer mau uso do cartão pode provocar a suspensão do mesmo.
O QUE FAZER CASO OCORRA A SUSPENSÃO DO BENEFÍCIO?
Um alerta importante por exemplo, é o uso do cartão duas vezes seguidas na mesma linha de transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso é uma prática de mau uso, visto que é necessário aguardar o intervalo de uma hora entre a ida e a volta para ter direito ao benefício do Bilhete Único Intermunicipal.
A utilização indevida ou o compartilhamento do cartão pode resultar na suspensão do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, é essencial que o beneficiário verifique regularmente a validade e a regularidade de seu CPF para evitar transtornos.
Em caso de suspensão do benefício devido a irregularidades no CPF, o beneficiário deve comparecer a uma loja RioCard Mais munido de documentos pessoais, para regularizar a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, beneficiários do RioCard precisam de atenção máxima a uma iniciativa que pode provocar o bloqueio do benefício.
- Portanto, fazer mau uso ou emprestar o cartão utilizado no metrô e ônibus no RJ, pode ocasionar a suspensão do cartão.

AFINAL, POR QUE O RIOCARD VAI ACABAR?
Primeiramente, o RioCard será substituído pelo novo sistema de bilhetagem, o Jaé, no transporte municipal.
A empresa responsável pelo Jaé ganhou a concessão e dessa forma, agora é a responsável pelo transporte. Sendo assim, implementou o seu modelo.
Durante o período de transição, tanto o Riocard quanto o Jaé serão aceitos nos meios de transporte municipais, permitindo que os usuários se adaptem gradualmente ao novo sistema.
Inicialmente prevista para 1º de fevereiro de 2025, a implementação exclusiva do Jaé foi prorrogada para 1º de julho de 2025, conforme anunciado pelo prefeito Eduardo Paes.

“Veja matéria completa sobre FIM de serviço vital no Metrô do RJ“.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br