O RioCard é um sistema de bilhetagem eletrônica usado no transporte público em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro
RioCard confirma 1 atitude que está dando FIM ao cartão em 2025, ou seja, provocando a “Suspensão do benefício”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal Rio Bilhete Único e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em transporte público, detalha agora qual atitude traz suspensão do cartão RioCard.
Desse modo, o RioCard é um cartão recarregável que assegura o pagamento de passagens em ônibus, metrô, trens e barcas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o RioCard é pessoal e intransferível, sendo necessário que o beneficiário mantenha seus dados cadastrais atualizados.
A utilização indevida ou o compartilhamento do cartão pode acarretar na suspensão do benefício.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, emprestar ou fazer mau uso do cartão pode provocar a suspensão do mesmo.
O QUE FAZER CASO OCORRA A SUSPENSÃO DO BENEFÍCIO?
Um alerta importante por exemplo, é o uso do cartão duas vezes seguidas na mesma linha de transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso é uma prática de mau uso, visto que é necessário aguardar o intervalo de uma hora entre a ida e a volta para ter direito ao benefício do Bilhete Único Intermunicipal.
A utilização indevida ou o compartilhamento do cartão pode resultar na suspensão do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, é essencial que o beneficiário verifique regularmente a validade e a regularidade de seu CPF para evitar transtornos.
Em caso de suspensão do benefício devido a irregularidades no CPF, o beneficiário deve comparecer a uma loja RioCard Mais munido de documentos pessoais, para regularizar a situação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, beneficiários do RioCard precisam de atenção máxima a uma iniciativa que pode provocar o bloqueio do benefício.
- Portanto, fazer mau uso ou emprestar o cartão utilizado no metrô e ônibus no RJ, pode ocasionar a suspensão do cartão.
AFINAL, POR QUE O RIOCARD VAI ACABAR?
Primeiramente, o RioCard será substituído pelo novo sistema de bilhetagem, o Jaé, no transporte municipal.
A empresa responsável pelo Jaé ganhou a concessão e dessa forma, agora é a responsável pelo transporte. Sendo assim, implementou o seu modelo.
Durante o período de transição, tanto o Riocard quanto o Jaé serão aceitos nos meios de transporte municipais, permitindo que os usuários se adaptem gradualmente ao novo sistema.
Inicialmente prevista para 1º de fevereiro de 2025, a implementação exclusiva do Jaé foi prorrogada para 1º de julho de 2025, conforme anunciado pelo prefeito Eduardo Paes.
“Veja matéria completa sobre FIM de serviço vital no Metrô do RJ“.