Alerta geral chega com alimentos que precisam ser avaliados no seu dia a dia por oferecem um maior risco de câncer
Em um mundo repleto de enfermidades e busca constante por uma vida saudável, a alimentação acaba sendo fundamental. Todavia, alguns alimentos que consumimos diariamente podem representar um risco para a nossa saúde a longo prazo, aumentando a possibilidade de desenvolver câncer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, uma série de investigações científicas mostram componentes e processos que fazem desses alimentos potenciais cancerígenos. Diante disso, o time de especialistas em alimentos do TV FOCO, traz à tona 10 alimentos populares que aumentam o risco de câncer para quem tem mais de 50 anos.
10 alimentos ‘perigosos’
Em suma, existe uma gama de alimentos perigosos para quem deseja ter uma vida saudável e quer fugir de riscos de câncer. Aliás, entre alguns dos ingredientes mencionados pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, pela OMS e pelo Governo do México, podemos destacar os seguintes:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Embutidos como presunto, bacon e outros: possuem nitritos e nitratos que, quando cozidos em altas temperaturas, formam nitrosaminas, compostos cancerígenos relacionados ao câncer colorretal.
- Carnes defumadas: a defumação expõe as carnes a hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, substâncias cancerígenas.
- Carne bovina, suína, cordeiro: o consumo elevado de carne vermelha, principalmente cozida em altas temperaturas, traz um risco elevado de câncer colorretal.
- Fast food (hambúrgueres, pizzas processadas, etc.): são ricos em gorduras saturadas, gorduras trans, açúcares refinados e sódio, totalmente ligados a um maior risco de obesidade e doenças como o câncer.
- Salgadinhos processados (batatas fritas, biscoitos, etc.): possuem gorduras trans, acrilamida (formada durante a fritura em altas temperaturas) e outros aditivos que podem aumentar consideravelmente o risco de câncer.
- Bebidas alcoólicas: o excesso de álcool está associado a um risco de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama.
- Bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos industrializados): o excesso de açúcar está ligado à obesidade, fator de risco para diversos tipos de câncer.
- Alimentos fritos, especialmente em óleo reaquecido: pode gerar acrilamida e outros compostos potencialmente cancerígenos.
- Alimentos queimados ou carbonizados: o cozimento excessivo, que produz partes queimadas ou carbonizadas dos alimentos, gera PAHs e aminas heterocíclicas, substâncias cancerígenas.
- Açúcares refinados e xaropes ricos em frutose: o consumo excessivo está ligado à obesidade, à inflamação crônica e ao aumento do risco de certos tipos de cancro.
Moderação
Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, os resultados mostram apenas que o componente dietético está associado a uma modificação no risco de câncer e não que o componente dietético causa a alteração no risco.
Assim, é fundamental ressaltar que o segredo para a saúde está no equilíbrio e moderação. Em outras palavras, não estamos falando de eliminar completamente os alimentos da alimentação, mas consumi-los com menor frequência e em porções controladas, priorizando uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
- Alimentos comuns podem aumentar o risco de câncer, especialmente após os 50 anos;
- Embutidos, carnes defumadas, vermelhas em excesso, fast food, alimentos ultraprocessados e outros, contribuem para maiores chances de câncer;
- Ademais, especialistas recomendam moderação, não eliminação total, com atenção ao equilíbrio;
- Em síntese, uma alimentação consciente e diversificada é a chave para reduzir riscos a longo prazo.
Por fim, veja mais alimentos que podem causar câncer CLICANDO AQUI.
O que leva uma pessoa a ter câncer?
Em suma, os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE