Prepare-se para 2026 e conheça os 10 carros que vão aumentar o IPVA e apertar seu orçamento
Já imaginou pagar mais de R$ 100.000 em imposto para rodar legalmente nas ruas brasileiras? Em 2026, donos de supercarros e carros de luxo vão encarar essa realidade. O IPVA calcula-se com base na Tabela Fipe e na alíquota estadual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, em São Paulo, a taxa é de 4 % sobre o valor venal do veículo, gerando números assustadores para quem possui modelos acima de R$ 1 milhão. Segundo a Mobiauto, modelos elétricos e híbridos também entram na lista, mostrando que luxo e alta tecnologia não garantem economia no imposto.
O McLaren GTS Coupe lidera o ranking com IPVA estimado em R$ 121.440. O Porsche Taycan GT Weissach aparece logo atrás com R$ 59.939,04. O Porsche 911 Turbo S Cabriolet alcança R$ 56.811,20, enquanto o cupê registra R$ 54.477,24.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, esses valores mostram que cada aumento no preço do carro provoca um salto considerável no imposto. A lista traz ainda Porsche 911 Carrera Turbo e Taycan Turbo Cross Turismo, com IPVA acima de R$ 42.000.
A BMW marca presença com três modelos. O M3 Competition Track paga R$ 36.920,72 de IPVA, o M3 Competition M chega a R$ 33.540,12 e o X6 40i M Sport atinge R$ 32.986,28. Cada modelo impressiona pelo motor potente e desempenho nas pistas. Esses valores revelam que possuir status também significa arcar com custos altos todos os anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais carros vão ter o valor do IPVA mais caro em 2026?
Porém, entre os elétricos, o Porsche Taycan Turbo Cross Turismo chama atenção. Ele combina tecnologia de ponta com alto valor de mercado. Apesar de ser sustentável, não escapa do imposto alto. O valor venal determina o cálculo do IPVA, não a emissão do veículo.
Por fim, o Porsche 911 Carrera Turbo Cupé entrega velocidade e luxo, enquanto a versão conversível adiciona sofisticação e um preço ainda mais elevado. Cada detalhe, como acabamento e potência, impacta diretamente o imposto.
A lista evidencia que não apenas motores potentes geram IPVA alto, mas também exclusividade e valorização de mercado. Modelos raros podem ter cálculo diferenciado, mas ainda assim representam cifras significativas.
Donos de veículos como McLaren e Porsche precisam preparar o bolso anualmente. Um imposto que supera o preço de carros populares gera planejamento financeiro obrigatório. O IPVA alto torna-se parte da experiência de possuir um supercarro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
