Sem risco de Malha Fina em 2025: 10 passos infalíveis para pagar menos no Imposto de Renda e salvar o bolso

Se você deseja economizar no Imposto de Renda e não sabe como fazer isso sem cair na malha fina, essas 10 dicas te ajudam com isso
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Alerta a essas dicas para pagar menos no imposto de renda (Foto: Divulgação)

Com esses 10 passos infalíveis e principalmente dentro da lei, você consegue pagar menos no Imposto de Renda e não corre risco de Malha Fina

O sonho de muitas pessoas é pagar menos no Imposto de Renda, contudo, tem gente que tem medo de está fazendo algo ilícito e cair na malha fina. De fato, há ações que são fraudes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, há iniciativas práticas e dentro da lei que permitem que você economize no Imposto de Renda e não precise se preocupar com ser pego com isso. E hoje nós vamos apresentar 10 para você.

O time de especialistas em impostos do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Leoa Blog, traz agora essas dicas que vão literalmente salvar as suas contas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NADA DE IMPOSTO DE RENDA CARO

10 DICAS PARA PAGAR MENOS IMPOSTO

Verificar todas as possíveis despesas dedutíveis: Reúna comprovantes de gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e contribuições em seu nome ou em nome dos seus dependentes.

Pense bem antes de incluir cônjuge como dependente: Se ele ganha muito bem, talvez não compensa incluir. Dessa maneira, faça as contas e veja se será bom, ou, deixa ele declarar só.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não inclua como dependentes os filhos que recebem pensão: Quem recebe o dinheiro sofre tributação do Fisco como se estivesse ganhando uma espécie de salário extra. Então, não compensa colocar.

Inclua pai e mãe como dependentes: Se seus pais têm renda baixa, e recebem, cada um, menos de R$ 2.042 por mês de salário ou aposentadoria, eles podem ser dependentes vantajosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se tiver imóvel próprio, incorpore reformas no custo de aquisição: Deixe em evidência despesas com reparos e reformas.

Deduza gastos com corretagem e ITBI: Além disso, gastos com o corretor e taxas como Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pode colocar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deduza condomínio e IPTU de cobranças de aluguel: Imóveis alugados para outras pessoas, os quais você é o responsável pelo pagamento de taxa de condomínio, IPTU e taxa de administração à imobiliária, vale colocar.

Se for casado(a), declare separadamente a renda de propriedades que alugar para outras pessoas: Juntar tudo nunca pode ser interessante, pois, aumenta o patrimônio. Faça então separadamente.

Para dependentes com deficiência, deduza as despesas com educação como sendo gastos médicos: Mostre todos os gastos, isso fará você ter redução no imposto.

Abata suas despesas caso você seja um profissional autônomo: Telefone, luz, internet, materiais usados durante o expediente, podem ser deduzidas do seu IR.

CONCLUSÕES FINAIS

Essas iniciativas te ajudam a pagar menos no Imposto de Renda, então, é importante que você as conheça. E dessa maneira, coloque na declaração para poder ter vantagens, sem a preocupação de cair na malha fina.

O QUE É MALHA FINA?

Implica que a Receita Federal encontrou inconsistências na sua declaração anual. Por exemplo, você deixou de colocar algo primordial e será cobrado por isso.

ALÉM DISSO, VEJA ESSE COMUNICADO ENVOLVENDO O IR

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile