13° salário antes do dia 05/12: Lei em vigor informa idosos que receberão o benefício em 2025

Idosos em festa com anúncio de pagamento do 13º salário antes do dia (05/12)
Neste ano de 2025, como já vem sendo de costume, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipou o pagamento do 13º salário. Assim, antes da metade do ano, os aposentados e pensionistas já estavam celebrando as duas parcelas do dinheiro caindo na conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, nessa reta final de ano, o órgão do governo federal pagará o montante pela segunda vez no ano, mas, para um seleto grupo de idosos. O saque é feito em uma única parcela e chega apenas quem ainda não tinha o benefício ativo em abril, quando o INSS antecipou a primeira parcela.
Afinal, quem tem direito ao 13º salário do INSS?
Em suma, o pagamento do 13º salário do INSS, em parcela única, contempla aqueles que passaram a receber o benefício previdenciário a partir de julho de 2025. Ademais, os segurados que já estavam recebendo antes da data tiveram o valor antecipado entre abril e maio, seguindo o padrão do governo desde 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o abono também se estende para pessoas que tenham recebido, ao longo do ano, benefícios temporários, como:
- Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
- Auxílio-reclusão;
- Salário-maternidade (o valor é proporcional e pago junto com a última parcela do benefício).
Referente ao beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada), seja idoso ou pessoa com deficiência, não recebe o 13º salário, visto que esse tipo de benefício não prevê pagamento adicional.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em síntese, o pagamento é dado levando em consideração a Lei de Benefícios da Previdência Social, 8.213/1991.
Pagamento do benefício
De acordo com o INSS, o calendário de pagamentos iniciou na segunda-feira (24/11). No total, será mais de 2,3 milhões de benefícios pagos, correspondendo a R$2,2 bilhões injetados na economia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, é importante mencionar que, aqueles que já eram beneficiários em abril receberam a antecipação do 13º nos meses de abril e maio, e não recebe nesta etapa.
Assim, aos que possuem direito pagamento em novembro, precisam verificar o dia em que receberá, consultando o calendário de pagamentos do INSS. Para isso, o cidadão precisa verificar o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador depois do traço. Assim, se o número do benefício for 0104-7, o dígito final a ser considerado é o 4.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Calendário para quem recebe 1 salário mínimo:
- Final 1: 24 de novembro;
- Final 2: 25 de novembro;
- Final 3: 26 de novembro;
- Final 4: 27 de novembro;
- Final 5: 28 de novembro;
- Final 6: 1º de dezembro;
- Final 7: 2 de dezembro;
- Final 8: 3 de dezembro;
- Final 9: 4 de dezembro;
- Final 0: 5 de dezembro.
Calendário para quem recebe acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1º de dezembro;
- Finais 2 e 7: 2 de dezembro;
- Finais 3 e 8: 3 de dezembro;
- Finais 4 e 9: 4 de dezembro;
- Finais 5 e 0: 5 de dezembro;
Afinal, como saber meu extrato do INSS?
Em suma, para consultar o INSS, acesse o portal Meu INSS (site ou aplicativo), faça login com CPF e senha Gov.br, e escolha o serviço desejado, como o Extrato de Pagamento de Benefício ou Extrato de Contribuição (CNIS), que será gerado automaticamente. Para dúvidas, ligue no telefone 135.
Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br