Calendário do 13° salário do INSS: Data de pagamentos da 1° e 2° parcela, quem recebe e muito mais

Confira nesta matéria tudo sobre o pagamento do 13° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2025
O 13° salário do INSS é o benefício mais aguardado todos os anos pelos aposentados e pensionistas. Esse abono serve para implementar a renda e aumentar o poder de compra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, além disso, muitos beneficiários também usam o salário extra para viajar, se presentear, quitar dívidas, entre outras coisas. Sendo muito importante anualmente.
Aliás, hoje você vai saber de tudo sobre o 13° salário do INSS de 2025. A seguir, veja todos os detalhes reunidos pelo TV FOCO sobre o tema e fique por dentro de todos os detalhes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pagamento da 1° e 2° parcela do 13° salário
Nos últimos anos, desde a pandemia de Covid-19, o 13° salário do INSS vem sendo pago de forma antecipada. Caindo entre os meses de abril e junho.
No ano passado, o governo federal alegou que essa medida serve também para fomentar a economia no início do ano, estimulando o fim de dívidas, e movimentando o mercado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Neste sentido, a expectativa do 13° cair ainda neste primeiro semestre é muito grande. Até o momento, ainda não há um calendário oficial, mas, tudo indica que seguirá o mesmo de 2024.
Veja como vem sendo a antecipação e pagamento da 1° e 2° parcela desde 2020:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 2024 → 1ª parcela em abril e 2ª parcela em maio
- 2023 → 1ª parcela em maio e 2ª parcela em junho
- 2022 → 1ª parcela em abril e 2ª parcela em maio
- 2021 → 1ª parcela em maio e 2ª parcela em junho
- 2020 → 1ª parcela em abril e 2ª parcela em maio

Quem recebe o 13° do INSS?
Em suma, o 13° salário trata-se de um benefício previdenciário. Logo, recebem todos aqueles que se aposentaram nesse sentido, e também os pensionistas da previdência social.
Beneficiários de programas sociais pagos pelo INSS, como por exemplo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV) não tem direito ao 13º salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, tem direito ao 13°:
- Aposentados e pensionistas do INSS
- Segurados que recebem auxílio-doença
- Beneficiários do auxílio-acidente
- Titulares do auxílio-reclusão
- Segurados do salário-maternidade

Qual o valor do extra?
O valor do 13º salário pago pelo INSS é ajustado conforme o período em que o beneficiário recebeu o pagamento ao longo do ano. De maneira geral, as regras funcionam assim:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Quem recebeu o benefício durante o ano todo tem direito ao valor integral do 13º salário.
- Já os segurados que começaram a receber o benefício em algum momento de 2025 terão o valor do 13º proporcional ao tempo em que estiveram na folha de pagamento.
- A primeira parcela corresponde a metade do valor total do benefício.
- A segunda parcela, por sua vez, é sujeita a descontos de Imposto de Renda, caso o beneficiário seja tributado, como ocorre com aqueles que recebem valores superiores ao limite de isenção.
Essa divisão tem o objetivo de garantir que os segurados recebam de forma justa, levando em consideração o tempo de contribuição ou recebimento do benefício ao longo do ano.
Considerações finais
- O 13º salário do INSS é um benefício muito esperado por aposentados e pensionistas, ajudando a melhorar a renda e possibilitando o pagamento de dívidas ou outras despesas.
- Em 2025, espera-se que o pagamento siga o mesmo modelo dos anos anteriores, com parcelas antecipadas entre abril e junho.
- O valor do 13º será proporcional ao tempo em que o segurado recebeu o benefício ao longo do ano.
- Com a primeira parcela representando metade do valor e a segunda podendo ter desconto de Imposto de Renda.
- Fique atento ao calendário para aproveitar esse auxílio de forma planejada.
Como solicitar aposentadoria no INSS?
Em suma, além de outros documentos específicos, dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando, você deve reunir os seguintes documentos:
- RG,
- CPF,
- comprovante de residência,
- carteira de trabalho,
- extrato do FGTS.
Assim, você pode entrar em contato com o INSS através do site ou app ‘Meu INSS‘ para realizar a sua solicitação de aposentadoria. Em caso de dúvidas, entre em contato com a central no 135.
Por fim, veja esta matéria: Suspensão dos R$1518 e mais: INSS emite comunicado com alertas para não perder o benefício em 2025
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: [email protected]