13° salário 2025: Comunicado para milhares de brasileiros é feito com benefício até sexta 28/11

Primeira parcela do 13° salário deve ser paga até dia 28 de novembro
Nesta segunda-feira, 27, o perfil oficial do R7, da Record, no Instagram trouxe um comunicado importante sobre a primeira parcela do 13° salário de 2025: o dinheiro deve cair na conta na próxima sexta-feira, 28 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), empresas e órgão públicos são obrigados a depositar 50% do valor total do 13° salário até o último dia útil do mês, normalmente dia 30 de novembro.
Porém, como 30 de novembro cairá em um domingo em 2025, o pagamento deverá ser antecipado para dia 28 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa primeira parcela do 13° salário não possuí desconto, ou seja, o trabalhador CLT recebe o valor integral referente a 50% do abono.
Já a segunda parcela, com os outros 50%, deverá ser paga até 20 de dezembro. Nessa fase, entram os descontos do INSS e de Imposto de Renda, quando o trabalhador se enquadra nas faixas de contribuição.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Como calcular o valor do 13° salário?
O 13° salário varia de acordo com o tempo trabalhado durante o ano. Para saber o valor, é necessário fazer uma conta simples:
- Primeiramente, divida o salário bruto por 12
- Em seguida, multiplique pelo número de meses trabalhados em 2025
O resultado será o valor total do 13° salário sem os descontos do INSS e Imposto de Renda – quando aplicável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para contar cada mês no cálculo, o trabalhador precisa ter atuado ao menos 15 dias naquele período.

Quem recebe o 13° salário?
Recebem o abono natalino os seguintes grupos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Trabalhadores formais com carteira assinada (CLT)
- Empregados domésticos
- Trabalhadores rurais, urbanos e avulsos
- Servidores públicos
- Aposentados e pensionais do INSS
No entanto, é importante lembrar: aposentados e pensionistas já receberam o pagamento do 13° salário, exceto para beneficiários que não receberam a antecipação feita no primeiro semestre de 2025.
De acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o abono deverá injetar R$ 369,4 bilhões no país, cerca de 2,9% do PIB. O benefício contribuiu para a movimentação da economia do fim do ano.
Demissão: quem tem direito?
Por fim, a legislação também garante o abono para trabalhadores demitidos sem justa causa ou que realizaram o pedido de demissão. Nesses casos, o valor é proporcional.
No entanto, trabalhadores demitidos por justa causa não recebem o benefício.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.