Lei define datas e trabalhadores vão receber parcela do 13° salário mais cedo em 2025

Os trabalhadores de carteira assinada vão receber as duas parcelas do 13° salário antecipadas neste ano. Entenda
Quando o ano vai chegando ao fim o que mais gera expectativas nos trabalhadores de carteira assinada é o pagamento do 13° salário. Isso porque esse valor “extra” pago aos celetistas serva para diversas ocasiões, desde desafogar dívidas, até a realização de viagens ou investimentos. É sempre um dinheiro muito aguardado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, este ano o 13° salário acabará sendo pago mais cedo para os trabalhadores de carteira assinada, tanto a primeira, quanto a segunda parcela. A seguir, vamos explicar em detalhes o motivo da “antecipação” da gratificação natalina. Sendo assim, fique atento as novidades e sempre busque garantir os seus direitos trabalhistas
13° salário pago mais cedo em 2025
De acordo com a Lei n° 4.090/62 e Lei n° 4.749/65, que versam sobre o pagamento do 13° salário, os empregadores devem realizar o pagamento da gratificação natalina todos os anos, sendo a primeira parcela até o dia 30 de novembro e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro, no máximo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o calendário de 2025 trouxe uma grande vitória aos trabalhadores. Isso porque, as datas cravadas pela legislação cairão no fim de semana. Dessa forma, toda empresa precisará antecipar o pagamento, tanto da primeira, quanto da segunda parcela. Assim, fazendo com que o abono chegue mais cedo aos CLTs.
Novas datas de pagamento do 13°
Dessa forma, com as datas oficiais caindo no fim de semana, as novas datas de pagamento do 13° salário dos celetistas ficam assim:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- primeira parcela: o pagamento deve ser feito até o dia 28 de novembro, na sexta-feira;
- segunda parcela: o pagamento deve ser feito até o dia 19 de dezembro, também na sexta-feira.
Qual a previsão para o salário mínimo de 2026?
As expectativas, conforme o previsto no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, é de que o salário mínimo de 2026 chegue no valor de R$ 1.631. Assim, dando continuidade na política de valorização do salário mínimo, que considera a inflação do ano anterior (INPC) mais a variação do PIB de dois anos antes.
Dessa forma, o valor aguardado para 2026 representa um reajuste de cerca de R$ 113, o que se aproxima de 7,4% comparado ao valor do piso salarial deste ano. Ademais, vale destacar que se trata apenas de uma projeção do governo, e que esse valor pode ainda variar até a sanção da LDO. (Veja mais clicando aqui)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, CLIQUE AQUI e veja tudo sobre o salário mínimo no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br