13 unidades lacradas: O fechamento de agências do Itaú em SP

13 unidades lacradas: Fechamento de agências do Itaú em SP prejudica clientes

Iniciativa do Itaú de encerrar agências traz demissão em massa de funcionários e prejudica inúmeros clientes em São Paulo após fechamentos

14/12/2025 7h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Itaú encerra agências e demite funcionários (Foto: Divulgação)

Itaú promove fechamentos em massa de unidades em São Paulo, traz demissões de bancários e acaba prejudicando os clientes com situação

O Itaú fechou nos últimos anos cerca de 1000 agências físicas e isso gerou demissão de bancários. E os clientes também sofrem por essa decisão, afinal, quem precisa de atendimento, precisa cada vez mais se deslocar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região até promoveu um protesto para reclamar dessa situação envolvendo o Itaú. Em conversa com o site Revista Forum comentaram sobre essa situação com o banco.

Como decisão do Itaú afeta clientes e bancários?

Primeiramente, eles destacaram que a ação faz com que clientes se deslocam por longas distâncias em busca de atendimento físico. Apesar da demanda ser menor, ela ainda existe:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O cliente precisa se deslocar mais para encontrar uma agência, que já estará superlotada, com filas enormes, porque os bancários estão sobrecarregados”. Além disso, explicaram como afeta os bancários:

“O acúmulo de funções vem adoecendo os bancários e demissões em massa aterrorizando o ambiente de trabalho, no maior banco da América Latina”.

Além disso, citaram que em 2025, o banco encerrou inúmeras agências e promoveu demissões em massa:

“Só nos primeiros nove meses deste ano, o Itaú lucrou R$ 34,5 bilhões. No entanto, foram mais de 1 mil demissões e centenas de agências encerradas”. E citaram os encerramentos em Santos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Somente em nossa região, na Baixada Santista, foram 13 unidades, nos últimos cinco anos. São centenas de agências fechadas com milhares de desempregados, em todo o Brasil, especialmente em pequenas e médias cidades como Santos. Quem sofre são os idosos e a população que depende do atendimento presencial”.

O que funcionaram disseram sobre ação do Itaú?

Elcio Quinta, trabalhador do Itaú e presidente do sindicato, citou que funcionários estão sofrendo com o Itaú por conta dessas decisões:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os colegas estão sendo massacrados por metas, tensos com ameaças de demissão, muitos são demitidos e os restantes estão adoecendo numa gestão desumana, que busca o lucro com o suor e a vida dos bancários. É hora de associar-se ao nosso sindicato, na defesa dos direitos, salários e a humanização do local de trabalho”.

Vale lembrar que o Itaú está seguindo a tendência de outros bancos que é encerrar pontos físicos e focar mais no digital. Com a modernização, o foco está sendo em atendimentos online. É algo que deve promover mais encerramentos nos próximos anos.

ALÉM DISSO, VEJA ESSA OUTRA NOTÍCIA DO ITAÚ

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.