13º salário, férias e até FGTS: Concorrente colossal da UBER chega com pés na porta pra aniquilar rival

Concorrente chega ameaçando reinado da Uber no Brasil e oferece a possibilidade de contratação CLT; Confira os detalhes
2023 não foi um ano nada fácil para os aplicativos de transportes. Fim do serviço da 99, concorrente direta encerrando suas atividades, e para terminar o ano com chave de ouro: Uma nova concorrente chega no mercado para desbancar de vez a Uber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No segundo semestre desse ano a Uber foi processada a pagar uma grande bolada. A 4ª Vara do Trabalho de São Paulo condenou o aplicativo de transporte de passageiros a pagar R$ 1 bilhão por danos morais coletivos.
Além disso, a sentença determinou que a plataforma digital reconhecesse o vínculo empregatício de todos os motoristas do aplicativo e registre a carteira de trabalho dos profissionais na condição de empregados, sob pena de multa de R$ 10 mil para cada trabalhador não registrado. A decisão, de abrangência nacional, foi resultado de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativo da Uber (Foto: Reprodução, Olhar Digital)
Aqui vemos um grande problema que os motoristas de aplicativos enfrentam, eles não possuem seus direitos garantidos por não terem suas carteiras assinadas.
Somado ao caso da Uber, a 99 deu fim a um dos seus importantes serviços aqui no Brasil.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O aplicativo de entrega de comida 99Food anunciou o fim do seu serviço de entrega por meio de profissionais parceiros no Brasil, uma mudança importante na sua operação. Agora, a responsabilidade do frete é dos restaurantes desde do dia 28 de fevereiro.
A plataforma de delivery da 99 atuava em 59 cidades brasileiras de 22 estados, com 114 mil restaurantes cadastrados. A empresa também lançou a 99Moto para contribuir com a mobilidade urbana e gerar mais uma oportunidade de ganho para motociclistas parceiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim da concorrente
Desde junho, o Cabify deixou de funcionar no Brasil. O aplicativo operava em oito cidades do país: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo.
“Com tristeza comunicamos que este será o último mês que nos moveremos pelas cidades do Brasil. A partir do dia 14 de junho deixaremos de transportá-los de Cabify”, comunicou a empresa por meio de página no Facebook.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cabify (Foto: Reprodução, Olhar Digital)
Embora não tenha informado o motivo do encerramento das operações brasileiras, possivelmente houve impacto financeiro em decorrência da pandemia do Coronavírus. Uber e 99 chegaram a sofrer quedas superiores a 80% e a 70%, respectivamente.
Nascimento de uma grande rival
O aplicativo Garupa, disponível nas versões Android e iPhone ( iOS), anunciou nas últimas semanas a contratação de motoristas no regime CLT. A iniciativa surge em meio ao movimento que busca pela formalização das relações de trabalho na prestação de serviços via apps, promovidas através de paralisações dos colaboradores e pautas debatidas no Ministério do Trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a empresa, a possibilidade das vagas formais surgiram por fatores como pioneirismo, tempo de atuação no mercado brasileiro, valorização dos motoristas da plataforma e qualidade do serviço destinado ao passageiro. O procedimento de inscrição é através de preenchimento de um formulário, que será analisado pela empresa.
É válido reforçar que o motorista que desejar seguir como autônomo, poderá permanecer na plataforma normalmente.

Garupa (Foto: Reprodução, Olhar Digital)
O Garupa é um aplicativo brasileiro de mobilidade urbana, similar ao Uber e 99, porém com alguns diferenciais, como o fornecimento de diversas modalidades de serviços oferecidos e possibilidade de motoristas se tornarem sócios operadores, ou seja, gestores do app em seus municípios.
Como se candidatar para ser motorista CLT do Garupa?
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu