CPFs em festa hoje (19): 13º salário antecipado chega para salvar lista de idosos e trabalhadores em SP

Prefeitura de São Paulo confirma antecipação do do 13º salário à lista com milhares de trabalhadores e idosos que podem ter o orçamento salvo com a chegada do valor extra
E uma lista com milhares de trabalhadores e até mesmo idosos já podem contar com o valor do 13º salário caindo na conta de forma antecipada e o melhor de tudo é que o procedimento para conseguir o direito é muito mais simples do que se imagina e pode estar disponível ainda hoje (19).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme exposto pelo portal oficial da Prefeitura da cidade de São Paulo, o Instituto de Previdência Municipal de São Paulo, em conformidade com a Lei nº 14.182 de 03.07.2006, disponibilizam aos seus pensionistas, bem como servidores, a antecipação dos 50% do 13º salário, mediante expressa opção do interessado.
De acordo com a legislação, o servidor que se encontrar em período de férias, licença ou afastado com remuneração deve observar o prazo estabelecido para protocolo do requerimento de antecipação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS ATENÇÃO! Nesse caso, como o requerente se encontra em regime de acúmulo lícito mas deseja antecipar o 13º salário, em ambos os vínculos, deve ser formalizado uma opção para cada vínculo.
Já em caso de gestantes, pode se optar pela antecipação de 50% do décimo quando completar o sétimo mês de gestação, mediante apresentação de atestado médico na URH de sua lotação, nos termos do disposto na Lei nº 13.467, instituída no dia 6 de dezembro de 2002.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Segundo o portal oficial da SINPEEN, o direito à antecipação de 50% do 13º salário para os servidores ativos, aposentados e pensionistas é considerada uma grande conquista da categoria.
Isso graças à participação ativa dos mesmos durante a campanha salarial de 2006, quando foi realizada a greve de 17 dias para pressionar o governo a atender às reivindicações da classe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As parcelas e solicitação:
Vale destacar que a primeira parcela correspondente aos 50% já foi paga logo no inicio desse ano de 2024, Já a segunda parcela restante deverá ser paga em dezembro.
Essa solicitação pode ser feita em apenas 2 passos muito simples:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Enviar em formato PDF para este e-mail o formulário de requerimento digitalizado assinado com firma reconhecida
- Enviar a cópia do documento de identificação (RG, habilitação, etc) em formato PDF ou foto legível.

A antecipação pode ser feita em 2 passos simples (Foto Reprodução/GetImages)

Servidores públicos conseguem o 13° salário antecipados (Foto Reprodução/Internet)

Presidente João Goulart (Foto Reprodução/PDT)
Quando o 13º salário foi instituído por lei?
O 13º salário, uma mais importantes conquistas do cenário trabalhista brasileiro, teve sua origem ainda no ano de 1962, com a promulgação da Lei nº 4.090.
De acordo com o portal Quero Bolsa, na época, o presidente João Goulart, ou mais conhecido como Jango, apresentou a proposta como uma medida para impulsionar a economia e proporcionar aos trabalhadores uma renda extra no final do ano, e tem sido assim até os dias atuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O salário mínimo se baseia na ideia de que os trabalhadores devam receber o equivalente a um doze avos de sua remuneração por mês trabalhado ao longo do ano.
Assim, ao final de cada ano, esse montante acumulado é pago como uma gratificação natalina, podendo ser dividido em duas parcelas, dependendo da política da empresa.
Vale destacar o contexto histórico da época em que ele foi criado, uma vez que o país vivenciava um cenário conturbado político e social, com o presidente João Goulart implementando uma série de medidas progressistas.
Em um contexto de polarização política durante a Guerra Fria, Goulart enfrentou oposição tanto de setores conservadores nacionais quanto de forças externas.
A iniciativa de Goulart, embora tenha gerado resistência de certos setores, foi um passo significativo na construção de direitos trabalhistas e na promoção de uma distribuição mais equitativa da renda.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.