13º salário pode ser pago junto com o salário de novembro? Lei trabalhista esclarece a verdade

A verdade esclarecida pela lei trabalhista a respeito do pagamento do décimo terceiro junto ao salário de novembro
Estamos praticamente no final deste ano de 2025 e Assim, o assunto da vez se trata do pagamento do décimo terceiro salário. A título de informação, neste ano em questão, todos precisam saber que a primeira parcela do 13º salário deverá ser paga em 28 de novembro. Ou seja, no último dia útil do mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, não podemos deixar de salientar que o cálculo do benefício depende de vários fatores. Podemos então citar como exemplo: salário bruto, tempo de trabalho no ano e os descontos de INSS e Imposto de Renda.
Sobre a segunda parcela do abono salarial, para aqueles que não vão receber em parcela única, o pagamento está previsto para dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O pagamento é proporcional ao tempo trabalhado. Ou seja, mesmo que o funcionário tenha sido contratado em julho. Assim, ele ainda receberá o valor referente aos meses em que esteve na empresa”, diz o advogado trabalhista Luís Gustavo Nicoli ao portal g1.
“Cada mês com mais de 15 dias de trabalho conta como um mês integral para o cálculo do 13º. Se o empregado acabou trabalhando menos de 15 dias em um determinado mês, aquele período não será considerado no cálculo do benefício”, explica Luís Gustavo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Assim, neste ano, o pagamento desse direito do trabalhador acaba sendo feito até sexta-feira, 28 de novembro, para evitar atrasos. Já a segunda parcela, o prazo acaba indo até o dia 20 de dezembro.
LEI TRABALHISTA
Diante de tudo isso, uma dúvida de muitos trabalhadores é: eu posso receber o meu décimo terceiro junto ao meu salário de novembro?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, de acordo com o que diz a legislação trabalhista, a resposta é que você pode sim. Como explicado acima, você pode, neste ano, receber o seu abono até o dia 30 de novembro. Diante disso, a empresa tem a opção de pagar o décimo junto ao salário do mês. Ou seja, se o se empregador quiser, ele pode acabar pagando, sim, tudo de uma vez.
Mas, isso não se trata de uma obrigatoriedade, e sim de uma opção. A única obrigatoriedade se trata que seu décimo acabe pago até 30 de novembro. Isto, no que diz respeito a primeira parcela ou pagamento único.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito ao décimo terceiro salário em 2025?
Todas as pessoas que trabalharam mais de 15 dias no ano em regime previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não acabaram demitidas por justa causa têm direito ao benefício.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br