“14º salário pago a trabalhadores”: Substituta de Ana Paula Araújo paralisa BDBR com virada a CLTs em 2025

Substituta de Ana Paula Araújo dá notícia envolvendo o 14º salário
Na última edição do Bom Dia Brasil, que ocorreu nesta sexta-feira, 20, Mariana Gross, substituta de Ana Paula Araújo, trouxe uma nova medida do Governo envolvendo o trabalhador CLT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o telejornal, a apresentadora atualizou as informações sobre as votações do pacote de ajuste fiscal do Governo Federal.
“Foram muitas votações ontem na Câmera e no Senado para aprovar as medidas até essa semana, antes do recesso”, iniciou a âncora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, afinal, o que aconteceu?
Em seguida, a substituta de Ana Paula Araújo conversou com Fred Ferreira, que trouxe alguns pontos da votação envolvendo o salário mínimo, BPC e até o 14º salário.
“Muitos pontos da proposta original da equipe econômica foram mantidos, mas alguns foram desidratados. Depois que a Câmera encerrou todas as votações, o Senado seguiu os trabalhos e concluiu a analise de boa parte do pacote de redução de gastos, que o Governo precisava ou queria aprovar com urgência”, disse o jornalista.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Salário mínimo
De acordo com informações da Globo, a proposta para limitar o reajuste do salário mínimo foi mantida.
Veja o cálculo do reajuste do salário mínimo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Inflação de 12 meses até novembro do ano anterior, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);
- Avanço do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
A proposta trará a limitação do percentual e reajuste do arcabouço fiscal, que vai de 0,6% a 2,5% acima da inflação, a depender do resultado das receitas no ano anterior.

14º salário
Além disso, o Congresso também realizou mudanças no abono salarial para trabalhadores de baixa renda
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Em outro ponto, foi mantido o trecho que restringe o acesso ao abono salarial, uma espécie de 14º salário pago a trabalhadores de baixa renda“, afirmou a jornalista.
Atualmente, a espécie de de 14º salário pago a trabalhadores de baixa renda é para quem recebe até dois salários mínimos e trabalharam com carteira assinada por ao menos 30 dias no ano-base.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, com a nova regra, o limite será corrigido apenas pela inflação até chegar ao valor equivalente a um salário e meio.
Desse modo, em 2025, a PEC estabelece que, para ter direito ao benefício, o trabalhador terá de ter recebido dois salários mínimos do ano-base, que será 2023.

Considerações finais
Em suma, Mariana Gross, substituta de Ana Paula Araújo falou sobre a PEC, que muda o 14º salário pago a trabalhadores de baixa renda. Em 2025, o empregado deverá ter recebido dois salários mínimos do ano-base para receber o benefício.
Veja mais notícias envolvendo o 14º salário clicando aqui.
E o 14º salário do INSS?
Por fim, por falar no 14º salário, inúmeros aposentados e pensionistas do INSS. aguardam notícias sobre o projeto de lei.
A proposta, iniciada em 2020, visava o pagamento do abono extra para os beneficiários do INSS durante a pandemia da Covid-19.
Porém, o projeto voltou à escala zero e não há nenhuma proposta na Câmera sobre o assunto.
Ou seja, o 14º salário do INSS não acontecerá no ano de 2024.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.