Aposentados e pensionistas atualmente esperam novidades sobre o 14º salário do INSS; saiba o que falta para aprovação
O 14º salário é uma esperança para muitos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esse pagamento seria uma forma de compensar os brasileiros que tiveram que desembolsar valores de seus benefícios durante o isolamento social da pandemia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto de lei 4367/2020 tem como autor o deputado Pompeo de Mattos. O plano era o INSS pagar o valor adicional por dois anos, como objetivo ajudar os brasileiros a se recuperarem das perdas na pandemia.
O 14º salário deve ser pago a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio-doença. Portanto, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada e a Renda Mensal Vitalícia não devem fazer parte da lista que receberá esse pagamento adicional, já que esses programas funcionam em caráter assistencial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSS deve pagar 14º salário após votações (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O QUE FALTA PARA APROVAR 14º SALÁRIO?
Isso significa que o projeto de lei ainda não passou por todas as etapas de votação necessárias. Primeiro, a votação deve ocorrer na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e ainda deve receber a sanção da Presidência da República.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, ao jornal O Globo, o pagamento do 14º salário aos aposentados não ocorrerá em 2023. Ainda não há recursos orçamentários suficientes para viabilizar a proposta.
QUANTO TEMPO DURA FILA DE ATENDIMENTO DO INSS?
O INSS faz mutirão de atendimentos para reduzir fila para 45 dias até dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Unidade da Previdência Social (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
