É oficial e com datas: 14º salário pode virar realidade para milhares de CPFs

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

07/08/2024 9h41

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Possibilidade do 14º salário (Fotos: Reproduções / Canva)

Confira como está a proposta de lei do 14° salário para os aposentados do INSS e liberação para milhares de trabalhadores CLTs

O 14° salário é uma espécie de salário extra ao trabalhador formal. Mas, o benefício não é garantido por lei, como é o caso do 13° salário. Além dos trabalhadores, os aposentados do INSS também aguardam o pagamento extra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em agosto de 2020, o deputado Pompeo de Mattos apresentou o Projeto de Lie (PL 4.367/20), que visava garantir uma ajuda financeira aos beneficiários do INSS.

O abono extra foi pensando para trazer um alívio financeiro aos aposentados durante a pandemia da Covid-19. Desde então, os idosos sonham com o pagamento do 14° salário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 07, iremos atualizar as informações sobre o projeto do décimo quarto salário para os aposentados do INSS e como funciona o pagamento extra aos trabalhadores.

Para a tristeza dos beneficiários do INSS, o pagamento do décimo quarto salário não deverá sair do papel. Em junho de 2022, Arthur Lira retirou a proposta da Câmera.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com informações do portal Valor Econômico, Arthur Lira designou o texto para aprovação de uma Comissão Especial e o processo de tramitação voltou à escala zero.

Além disso, a aprovação do 14° salário do INSS não foi uma das propostas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fato que prejudica a volta da discussão sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NÃO DEVE SER APROVADO

Outra questão que pesa na decisão do Governo Federal é o orçamento, que não consegue ter verba necessária para bancar o 14° salário em 2024, apenas o pagamento do 13° salário, que já foi efetuado neste ano.

Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social, reforçou que o décimo quarto salário do iNSS não deverá ser aprovado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O 14º salário é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta“, disse o Ministro.

João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, também reforçou que a idade do abono é excelente, mas não deverá ser aprovada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O projeto de 14° salário é uma boa ideia, mas, infelizmente, depende de forças políticas. Precisamos que o governo, deputados e senadores ‘olhem’ pelos aposentados que, desde a pandemia de Covid-19, não recebem uma ajuda extra”, disse João Adolfo ao portal Valor Econômico.

PAGAMENTO EXTRA AOS TRABALHADORES

Enquanto o décimo quarto salário é um sonho distante dos aposentados, os trabalhadores podem conquistar o abono extra em 2024.

Como havíamos mencionado, o abono não é garantido por lei. Mas, diversas empresas decidem realizar o pagamento extra como forma de bonificação ou até por metas estabelecidas na empresa.

O benefício pode contribuir significativamente para a satisfação e motivação da equipe, refletindo positivamente no ambiente de trabalho, segundo o portal Solides.

Desse modo, o pagamento do décimo quarto salário para os trabalhadores CLTs, normalmente, é realizado no fim do ano, assim como o décimo terceiro.

PIS

Além disso, os trabalhadores CLTs também garantem o pagamento do PIS, que é visto como uma espécie de décimo quarto, uma vez que o pagamento pode chegar até R$ 1.412.

Por fim, o PIS/ Pasep é para os trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários mínimos por mês. Veja regras, segundo portal UOL:

  • Trabalhadores inscritos no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Atuaram com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano-base.

Neste ano, o pagamento do PIS, referente ao ano-base 2022, começaram no dia 15 de fevereiro e acontecem até o dia 15 de agosto. Mas, os trabalhadores podem sacar o abono até o dia 27 de dezembro deste ano. Veja datas:

  • Nascidos em Janeiro: a partir de 15 de fevereiro;
  • Nascidos em Fevereiro: a partir de 15 de março;
  • Nascidos em Março: a partir de 15 de abril;
  • Nascidos em Abril: a partir de 15 de abril;
  • Nascidos em Maio: a partir de 15 de maio;
  • Nascidos em Junho: a partir de 15 de maio;
  • Nascidos em Julho: a partir de 17 de junho;
  • Nascidos em Agosto: a partir de 17 de junho;
  • Nascidos em Setembro: a partir de 15 de julho;
  • Nascidos em Outubro: a partir de 15 de julho;
  • Nascidos em Novembro: a partir de 15 de agosto;
  • Nascidos em Dezembro: a partir de 15 de agosto.

Como falar diretamente com atendente do INSS?

No Brasil, existem milhares de cidadãos que recebem o pagamento do INSS. Mas, muitos possuem dúvidas de como falar diretamente com o atendente do INSS. Para isso, basta ligar no número 135.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.