15 doenças, incluindo populares, garantem aposentadoria IMEDIATA pelo INSS em 2024

Doenças populares garantem aposentadoria imediata
15 doenças incapacitantes dão direito a uma aposentadoria do INSS e muita gente não sabe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que passar por um problema de saúde pode causar vários problemas e um deles é a impossibilidade para trabalhar.
Portanto, é exatamente por isso existe a aposentadoria por incapacidade temporária e/ou definitiva do INSS de acordo com informações do portal UOL Economia..
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do antigo auxílio-doença e/ou aposentadoria por invalidez previdenciária para quem trabalha de carteira assinada ou é autônomo e contribui para a Previdência Social.
Apesar de ser um direito do segurado, existe alguns impedimentos para chegar diretamente ao benefício de aposentadoria por incapacidade, visto que primeiramente é concedido de forma temporária, visando a recuperação para que o beneficiário volte ao mercado de trabalho.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Sendo assim, saiba quais são as 15 doença que dão direito ao trabalhador solicitar a aposentadoria:
- Alienação mental
- Cardiopatia grave;
- Cegueira (inclusive monocular);
- Radiação por medicina especializada;
- Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (HIV);
- Nefropatia grave;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Doença de Parkinson;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Neoplasia maligna (câncer);
- Hepatopatia grave;
- Esclerose múltipla;
- Hanseníase;
- Tuberculose ativa;
- Doença de Paget em estágios avançados (Osteíte Deformante);
COMO SOLICITAR?
Para solicitar basta acessar o Meu INSS, realizar o login no sistema, escolher a opção “Agende sua Perícia”, no menu lateral esquerdo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida clique em “Agendar Novo” ou em “Agendar Prorrogação” para prorrogar o benefício.
Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O trabalhador também precisa comparecer à unidade do INSS escolhida para realizar perícia médica caso solicitado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A aposentadoria por incapacidade é um direito destinado a segurados que se encontram incapazes para o trabalho, conforme estabelecido pela legislação previdenciária brasileira.
Porém, com a nova regulamentação, o INSS reconhece a urgência em atender o trabalhadores que sofrem de doenças que comprometem suas atividades cotidianas e profissionais.

AFINAL, O SALÁRIO DOS APOSENTADOS DO INSS IRÁ AUMENTAR?
Primeiramente, uma das principais mudanças que tem trazido alívio aos aposentados brasileiros é o aumento no salário mínimo.
Lula destacou que este valor será elevado em 2025, beneficiando aqueles que recebem o piso de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios.
Além disso, os benefícios da Previdência Social, como aposentadorias e pensões, também passarão por reajustes importantes, assegurando que os rendimentos dos idosos acompanhem a inflação e o custo de vida.
Portanto, o aumento do salário mínimo tem um efeito na Previdência. Principalmente quem recebe um R$ 1412 reais atualmente, onde poderá começar a pular de alegria.
Isso significa que os idosos que recebem o piso do INSS verão seus rendimentos elevados, garantindo que seu poder aquisitivo não seja corroído pela inflação. Previsão de pagamento para o início de 2025.

Salário mínimo (Reprodução: Montagem TVFOCO)

INSS conta com mais de 40 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)

Aplicativo oficial do INSS (Foto: Reprodução / Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br