15 doenças, incluindo populares, garantem aposentadoria IMEDIATA pelo INSS em 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/10/2024 22h41

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lista de doenças do INSS (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Doenças populares garantem aposentadoria imediata

15 doenças incapacitantes dão direito a uma aposentadoria do INSS e muita gente não sabe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato é que passar por um problema de saúde pode causar vários problemas e um deles é a impossibilidade para trabalhar.

Portanto, é exatamente por isso existe a aposentadoria por incapacidade temporária e/ou definitiva do INSS de acordo com informações do portal UOL Economia..

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do antigo auxílio-doença e/ou aposentadoria por invalidez previdenciária para quem trabalha de carteira assinada ou é autônomo e contribui para a Previdência Social.

Apesar de ser um direito do segurado, existe alguns impedimentos para chegar diretamente ao benefício de aposentadoria por incapacidade, visto que primeiramente é concedido de forma temporária, visando a recuperação para que o beneficiário volte ao mercado de trabalho.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Sendo assim, saiba quais são as 15 doença que dão direito ao trabalhador solicitar a aposentadoria:

  1. Alienação mental
  2. Cardiopatia grave;
  3. Cegueira (inclusive monocular);
  4. Radiação por medicina especializada;
  5. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (HIV);
  6. Nefropatia grave;
  7. Espondiloartrose anquilosante;
  8. Doença de Parkinson;
  9. Paralisia irreversível e incapacitante;
  10. Neoplasia maligna (câncer);
  11. Hepatopatia grave;
  12. Esclerose múltipla;
  13. Hanseníase;
  14. Tuberculose ativa;
  15. Doença de Paget em estágios avançados (Osteíte Deformante);

COMO SOLICITAR?

Para solicitar basta acessar o Meu INSS, realizar o login no sistema, escolher a opção “Agende sua Perícia”, no menu lateral esquerdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida clique em “Agendar Novo” ou em “Agendar Prorrogação” para prorrogar o benefício.

Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O trabalhador também precisa comparecer à unidade do INSS escolhida para realizar perícia médica caso solicitado.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Aqueles que vão solicitar aposentadoria por incapacidade permanente precisam passar por perícia médica (Foto: Reprodução / Gov)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A aposentadoria por incapacidade é um direito destinado a segurados que se encontram incapazes para o trabalho, conforme estabelecido pela legislação previdenciária brasileira.

Porém, com a nova regulamentação, o INSS reconhece a urgência em atender o trabalhadores que sofrem de doenças que comprometem suas atividades cotidianas e profissionais.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Aposentadoria por incapacidade do INSS (Foto: Reprodução / Canva)

AFINAL, O SALÁRIO DOS APOSENTADOS DO INSS IRÁ AUMENTAR?

Primeiramente, uma das principais mudanças que tem trazido alívio aos aposentados brasileiros é o aumento no salário mínimo.

Lula destacou que este valor será elevado em 2025, beneficiando aqueles que recebem o piso de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios.

Além disso, os benefícios da Previdência Social, como aposentadorias e pensões, também passarão por reajustes importantes, assegurando que os rendimentos dos idosos acompanhem a inflação e o custo de vida.

Portanto, o aumento do salário mínimo tem um efeito na Previdência. Principalmente quem recebe um R$ 1412 reais atualmente, onde poderá começar a pular de alegria.

Isso significa que os idosos que recebem o piso do INSS verão seus rendimentos elevados, garantindo que seu poder aquisitivo não seja corroído pela inflação. Previsão de pagamento para o início de 2025.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.