Ação da Vigilância Sanitária apreende cerca de 150 kg de carne bovina impróprias para consumo e podres. Veja o que motivou a denúncia
E a Vigilância Sanitária de Tubarão, Santa Catarina, deflagrou uma operação na quarta-feira, 12 de novembro de 2025, que culminou na apreensão de aproximadamente 150 quilos de carne bovina e embutidos podres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação, motivada por uma denúncia, resultou na autuação imediata de um açougue popular, assustando não apenas os consumidores como a população local.
A apreensão ocorreu após o órgão receber um alerta sobre a comercialização de produtos com aspecto envelhecido e odor fétido, confirmando o risco imediato à saúde pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motivação e ocorrências:
De acordo com o HC Notícias, uma denúncia detalhada desencadeou a fiscalização após a Ouvidoria da Prefeitura receber a denúncia.
Ao inspecionarem o local, as equipes da Vigilância encontraram uma série de irregularidades que caracterizaram a emergência sanitária:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Carnes e embutidos estavam visivelmente estragados e impróprios para consumo, confirmando o relato de odor desagradável;
- Grande parte do material apreendido não tinha nota fiscal, não apresentava comprovação de origem e, o mais grave, estava sem o selo de inspeção do órgão competente. O açougue não garantia a rastreabilidade e a qualidade da carne;
- Além dos produtos cárneos, os fiscais apreenderam queijos e ovos sem documentação de origem, bem como álcool 70% de uso exclusivo hospitalar, indicando uma desorganização total nas normas sanitárias.
Consequências:
O estabelecimento recebeu uma autuação imediata e terá de responder a um processo administrativo instaurado pela Vigilância Sanitária.
O responsável ganhou um prazo de apenas dois dias para corrigir as irregularidades e se adequar integralmente às normas de higiene e de rastreabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O material apreendido descartaram imediatamente, porém por meio da Ossotuba, uma empresa especializada que trata resíduos de origem animal.
Lá, a empresa destinará o material para a produção de ração, seguindo os protocolos sanitários vigentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como não identificaram devidamente o estabelecimento, não encontramos informações sobre a sua situação atual nem declarações por parte dos envolvidos.
Como comprar carne com segurança?
A Vigilância Sanitária reforçou que a colaboração da população por meio de denúncias é crucial para o sucesso das fiscalizações.
O órgão emitiu um alerta para que o consumidor se atente aos detalhes antes de comprar carne:
- Procedência: Verifique se o produto informa o tipo de carne, o CNPJ do frigorífico de origem, o lote, a data de manipulação e a validade;
- Higiene: Observe se o ambiente de venda está limpo, refrigerado e se os profissionais estão devidamente uniformizados;
- Carne Moída: Exija que a carne moída seja preparada no momento da compra ou, se já embalada, que esteja em porções de até 1 kg, seguindo a legislação.
Ademais, denúncias em Tubarão podem ser registradas na Ouvidoria da Prefeitura, garantindo o sigilo do denunciante.
Mas, para saber mais informações sobre a ANVISA/Vigilância Sanitária, clique aqui*.
