Mais de 1M de brasileiros têm Bolsa Família cortado em 2025: 3 passos para não ter benefício cancelado

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Bolsa Família de milhares de pessoas será cortado (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)

Beneficiários acabaram sendo surpreendidos com cortes no Bolsa Família logo no começo de 2025

O Bolsa Família é um dos principais programas sociais do Governo Federal. Contudo, mais de 1M de beneficiários tiveram seus benefícios cortados agora em janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, se você não quer ter o seu benefício do Bolsa Família cortado, precisa ficar atento a 3 passos fundamentais que não deixarão com que você entre na mira dos corte do Governo.

Cortes no programa em janeiro de 2025

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome cerca de 1.199 beneficiários acabaram sendo excluídos do programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o órgão, esse número se refere aos beneficiários políticos eleitos nas eleições municipais de 2024. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (17/1).

As informações dão conta de que, as famílias com integrantes eleitos devem ter o Bolsa Família e o Auxílio Gás cancelados a partir deste mês. Destacando que os pagamentos começam segunda (20).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o decreto informa que famílias inscritas no Cadastro Único que tenham candidatos eleitos na composição familiar não pode solicitar benefícios ficando impedidas de entrar nos programas sociais.

Bolsa Família (Foto: Divulgação)

Lista de cortes por estado:

Bolsa Família bloqueado, suspenso ou cancelado

Além disso, os beneficiários devem ficar atentos as regras gerais do programa para garantir que o benefício não acabe sendo cortado. Assim, existem 3 passos para que isso não ocorra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Bolsa Família pode ser temporariamente bloqueado quando o governo identifica inconsistências ou irregularidades nos dados cadastrados da família. Isso acontece por diversos motivos, como:

Além do bloqueio, o benefício pode ser suspenso temporariamente se o governo precisar atualizar informações sem haver suspeitas de irregularidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a suspensão, os pagamentos são interrompidos, mas a família tem dois meses para resolver a situação e voltar a receber os valores. Se não for regularizado a tempo, o benefício pode ser cancelado.

O cancelamento é uma medida definitiva, aplicada quando a família não cumpre mais os critérios do programa, seja por aumento da renda ou pelo descumprimento das regras estabelecidas.

Bloqueio do Bolsa Família (Foto: Reprodução)

Resolva qualquer problema em 3 passos

Se o Bolsa Família for bloqueado ou suspenso, é essencial resolver a situação rapidamente para retomar os pagamentos. Veja como:

1 – Atualização do CadÚnico

Certifique-se de que as informações no Cadastro Único estão atualizadas. Isso pode ser feito no CRAS ou pelo aplicativo do CadÚnico.

2 – Comprovação de Requisitos

Dependendo do motivo, a família pode precisar apresentar documentos que comprovem o cumprimento das regras, como comprovantes de renda, frequência escolar e acompanhamento de saúde.

3 – Acompanhamento do Processo

Acompanhe o andamento do processo de regularização, pois o desbloqueio pode levar até 90 dias. Após a regularização, as parcelas retidas serão pagas retroativamente.

Considerações finais

Em janeiro de 2025, mais de 1,1 mil beneficiários do Bolsa Família acabaram sendo excluídos do programa, devido a membros das famílias eleitos nas eleições municipais de 2024.

Além disso, o programa pode cortar, bloquear e suspender quando há irregularidades, como a falta de atualização do CadÚnico ou o não cumprimento de requisitos como frequência escolar e de saúde.

Em suma, para evitar esses problemas, é essencial que os beneficiários mantenham o cadastro atualizado, comprovem o cumprimento das exigências e acompanhem o processo de regularização.

Cadastro do Cadúnico (Foto: Reprodução/Internet)

Como se inscrever no Bolsa Família?

Para se inscrever no Bolsa Família, é necessário cumprir certos critérios. Primeiramente, o interessado deve estar registrado no Cadastro Único.

Além disso, é preciso ir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), levando um documento de identidade com foto, CPF ou Título de Eleitor, além de um comprovante de residência.

Por fim, as famílias também devem cumprir obrigações nas áreas de saúde e educação, que incluem:

Por fim, confira também mais matérias sobre Bolsa Família clicando aqui.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile