Veja 2 atitudes proibidas no INSS que podem te impedir de receber aposentadoria

Alerta geral aos segurados sobre 2 atitudes cruciais e que podem impedir você de receber a sonhada aposentadoria
A garantia da aposentadoria do INSS é um sonho para milhões de brasileiros. Todavia, o que muitos não imaginam é que, existem 2 atitudes proibidas que podem impedir qualquer um de receber o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir de informações da advogada previdenciarista Ingrid Guimarães, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto e deixa um alerta aos beneficiários.
2 atitudes proibidas no INSS
Em suma, ela expôs se o servidor público pode contribuir para o órgão do Governo Federal. “Se você é servidor público municipal, estadual ou federal, tem algo MUITO importante para saber antes de sair pagando INSS“, destacou a advogada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, Ingrid reforçou que servidores municipais, estaduais ou federais, não podem contribuir como facultativo com os códigos 1406 ou 1473. “Muita gente pensa: “Ah, quero pagar o INSS por fora pra garantir uma aposentadoria melhor no futuro.” Mas aí vai lá e usa um desses códigos… e o que acontece? Dinheiro jogado fora!”, disse ainda.

Por que servidor público não pode contribuir com esses códigos?
Em síntese, a grande realidade é que esses códigos são para aqueles que não exercem atividade remunerada. Além disso, os servidores já estão em regra, vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município, estado ou União.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A Constituição proíbe que servidores ativos façam contribuições para o INSS como facultativos. Logo, se você contribui com a autarquia de forma errada, esse dinheiro pode ser simplesmente DESCARTADO no cálculo da sua aposentadoria. Em outras palavras, é um dinheiro gasto à toa!
Além disso, o trabalhador pode até ter dor de cabeça na hora de pedir um benefício e descobrir que a autarquia não vai reconhecer essas contribuições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como um servidor pode contribuir para o INSS de forma correta?
Caso deseje pagar o INSS para ter direito a benefícios no RGPS (Regime Geral de Previdência Social), é necessário estar exercendo outra atividade remunerada, como um segundo emprego com carteira assinada ou trabalhar como autônomo e contribuir como contribuinte individual com o código correto.
Caso seja comissionado (sem cargo efetivo) ou trabalhe em um município/estado sem RPPS, o trabalhador já contribui normalmente para o INSS, pois está no Regime Geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais
- Servidores públicos (municipais, estaduais ou federais) não podem contribuir como facultativos ao INSS usando os códigos 1406 ou 1473;
- Os códigos são destinados a quem não exerce atividade remunerada, enquanto servidores já estão vinculados ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social);
- Contribuições feitas incorretamente podem ser descartadas no cálculo da aposentadoria, resultando em dinheiro perdido.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br