2 passos para se aposentar antes no INSS e dar FIM na idade mínima em vigor na era Lula

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

06/12/2024 21h10

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentadoria do INSS (Foto: Montagem/TV Foco)

INSS facilita aposentadoria sem exigência de idade mínima

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite que determinados trabalhadores solicitem a aposentadoria sem atender à idade mínima. Essas regras, portanto, oferecem benefícios específicos para atender quem se enquadra nos critérios estabelecidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Requisitos gerais para aposentadoria

O INSS exige que a maioria dos brasileiros complete 180 contribuições e alcance a idade mínima. Contribuir por 15 anos, no entanto, não garante o benefício, já que a legislação exige também o cumprimento do requisito etário.

Exceções que dispensam idade mínima

Algumas regras excepcionais, contudo, permitem o acesso à aposentadoria sem necessidade de idade mínima. Essas normas utilizam a soma da idade e do tempo de contribuição para determinar a elegibilidade, criando alternativas relevantes para grupos específicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
INSS (Foto: Reprodução/Internet)

Modalidade de aposentadoria por invalidez

O INSS concede a aposentadoria por invalidez para quem contribui por pelo menos 12 meses e apresenta incapacidade total para o trabalho. Essa condição exige, contudo, comprovação médica em perícia realizada pelo próprio instituto.

Situações de incapacidade total

O INSS atende trabalhadores em situações graves, como condições de saúde que impossibilitam permanentemente o exercício de suas atividades profissionais. Os beneficiados incluem, portanto, pessoas acamadas ou em tratamentos de longa duração.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Regras de transição para dispensa de idade

O INSS criou regras de transição, afinal, para beneficiar contribuintes que já estavam no sistema antes da reforma da previdência, em novembro de 2019. Essas alternativas ajudam a manter direitos adquiridos e favorecem trabalhadores próximos da aposentadoria.

INSS
Entenda pagamento do INSS (Foto: Agência Brasil)

Regra de pontos

A regra de pontos exige a soma da idade e do tempo de contribuição. O INSS eleva a pontuação mínima anualmente. Em 2024, os critérios, assim, são os seguintes:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Homens: 35 anos de contribuição e 101 pontos, aumentando até 105 pontos nos próximos anos.
  • Mulheres: 30 anos de contribuição e 91 pontos, subindo até 100 pontos.

Pedágio de 50%

Trabalhadores que precisavam de menos de dois anos para se aposentar em 13 de novembro de 2019 podem usar o pedágio de 50%. Esse modelo exige, portanto, o tempo restante acrescido de metade do período faltante:

  • Homens: 33 anos de contribuição antes da reforma, com acréscimo de 50% do tempo necessário para atingir 35 anos.
  • Mulheres: 28 anos de contribuição antes da reforma, com acréscimo de 50% do tempo faltante para alcançar 30 anos.

Aposentadoria especial sem idade mínima

O INSS mantém a possibilidade de aposentadoria especial para quem já contribuía antes da reforma de 2019. Esse benefício considera, portanto, 2 passos: o tempo de atividade em condições especiais e utiliza a soma de pontos para diferentes graus de risco:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Risco baixo: 25 anos de atividade especial e 86 pontos.
  • Risco médio: 20 anos de atividade especial e 76 pontos.
  • Risco alto: 15 anos de atividade especial e 66 pontos.
Beneficiários recebem pagamento do INSS
Beneficiários recebem pagamento do INSS (Foto: Reprodução/Internet)

Regras pós-reforma para atividades especiais

Trabalhadores que iniciaram suas contribuições após a reforma de 2019 precisam atender, portanto, aos novos critérios, que incluem a idade mínima além do tempo de exposição ao agente nocivo:

  • Risco baixo: 25 anos de atividade especial e 60 anos de idade.
  • Risco médio: 20 anos de atividade especial e 58 anos de idade.
  • Risco alto: 15 anos de atividade especial e 55 anos de idade.

Considerações finais

O INSS mantém, assim, essas opções para oferecer maior flexibilidade e atender diferentes perfis de trabalhadores, respeitando os critérios legais em vigor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.