Plano de crescimento dos trilhos está parado há quase uma década, mas sofreu nova reviravolta, antes da virada do ano
O Metrô do Rio de Janeiro teve seu projeto de expansão novamente anulado. Desta vez, surgiram novas proibições, atingindo diretamente 2 linhas do transporte público.
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Em agosto do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado derrubou o plano. A decisão aconteceu em meio à gestão do governador Cláudio Castro, que segue no comando em 2025.
Segundo o Estadão Mobilidade, houve suspeitas de irregularidade no material da criação da Linha 3 e do aumento da Linha 4. Desde 2016, existe esse plano sobre o Metrô.
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Consequentemente, com a anulação, a Linha 3, que ligaria Rio de Janeiro e São Gonçalo, além do trecho da Linha 4, que seguiria até o Recreio dos Bandeirantes, seguem apenas no papel. O Censo, do IBGE, revelou que, somente na capital, vivem mais de 6 milhões de habitantes.
Em entrevista ao jornal O Globo, o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, afirmou que as irregularidades encontradas no documento eram técnicas. Ele foi o responsável pela anulação da licitação, ressaltando que as exigências do TCE-RJ servem para atender a nova legislação, que possui procedimentos e exigências diferentes.
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O político também apontou erros no processo, como o orçamento estimado sem parâmetros, falta de cronograma financeiro e capacidade de gestão de tecnologia. Agora, surge a necessidade de um novo edital. O processo licitatório tinha um valor estimado na faixa de R$ 18,6 milhões.
Ao que parece, a ideia envolve outros poderes, além do estadual. Isso porque a realização do estudo estava incluída entre os projetos do Plano de Aceleração do Crescimento, de origem do Governo Federal, no Rio de Janeiro. O projeto da Linha 4 previa a inauguração antes das Olimpíadas de 2016, mas, por causa dos problemas em questão, não teve finalização.
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Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, o projeto de expansão do Metrô do Rio de Janeiro, na gestão de Eduardo Paes e Cláudio Castro, está novamente anulado;
- O impedimento partiu do secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, do TCE-RJ, após suspeitas de irregularidades.
Conclusão
Vale lembrar que, além disso, o Bilhete Único do Rio de Janeiro também será substituído de vez até o dia 1º de fevereiro de 2025. Eduardo Paes, o prefeito da capital, apresentou as atuais etapas sobre a chegada do Jaé. O cartão funciona no sistema BRT, no VLT e na frota dos municipais, mas ainda não vale no Metrô.
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