Facão à solta: 2 Varejistas anunciam fechamento de TODAS as lojas em região e mais 343 lojas são confirmadas

Varejistas GIGANTES confirmam fechamento em massas de suas principais lojas e situação é essa
Dois grandes varejistas, renomadas como grandes redes de supermercado no país, acabam de anunciar medidas drásticas que envolvem fechamento de todas as lojas e mais uma série de encerramentos de atividades em regiões brasileiras.
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O primeiro se trata do Carrefour, considerado um dos maiores do setor, enquanto o segundo é o Dia (que curiosamente, até meados de 2011 fazia parte do grupo francês)
Sendo assim, iremos expor AGORA todos os detalhes sobre esse “facão à solta” que atingiu ambas as varejistas.
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As redes de supermercado DIA bem como os do Carrefour atravessam momento de reestruturação (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Market.com/Logos.net)
1- 343 lojas fechadas (Dia)
Vamos começar a lista com o Dia, mercado popular no Brasil cuja sede se localiza na Espanha.
De acordo com o portal InfoMoney, no dia 12 de março foi anunciada pela varejista a decisão de solicitar uma recuperação judicial no Brasil, citando resultados consistentemente desfavoráveis como justificativa.
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Tal anúncio foi feito uma semana após a rede anunciar o fechamento de 343 supermercados e 3 centros de distribuição no Brasil.
Segundo o portal CNN, a dívida descrita no pedido de recuperação judicial soma R$ 1,1 bilhão.
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A varejista afirmou que a crise é resultado de uma série de problemas que se acumulam desde 2021: inflação de alimentos, forte concorrência do “atacarejo” e a guerra de preços para atrair clientes.
Uma questão de escolha:
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Conforme exposto pelo portal Exame, O Dia irá manter apenas as lojas em São Paulo, encerrando assim sua presença no país após aproximadamente 23 anos.
Sofrendo com sucessivos prejuízos desde que chegou ao país em 2001, o Dia agora conta com um amplo plano de reestruturação cujo qual deve manter apenas 244 lojas em São Paulo, onde está concentrada sua maior operação.

Dia anuncia pedido de recuperação judicial uma semana depois de anunciar fechamento de lojas (Foto Reprodução/Folha de S.Paulo)
Dívidas:
Ao longo dos anos, o negócio acumulou uma significativa “queima de caixa”. No ano de 2023, o prejuízo foi de 154 milhões de euros, com um fluxo de caixa livre negativo em 37 milhões de euros.
Inclusive, em meio a boatos de uma possível venda da operação brasileira, o Dia anunciou a chegada de Sébastien Durchon como CFO no país, que aliás chegou a ser CFO do Carrefour Brasil.
Comunicado:
Por meio de uma nota, publicada ainda na semana passada, o grupo afirmou que “fará a posterior análise de diferentes alternativas estratégicas para o Dia Brasil”.
As 244 lojas mantidas se concentram especialmente na capital, em algumas cidades da grande São Paulo e em Santos, sendo que cerca de metade delas é de franquias.
Para manter as lojas, o centro de distribuição de Osasco vai continuar operando.
Também continuarão funcionando o programa de fidelidade Clube Dia e a venda de produtos de marca própria, uma característica muito forte da rede espanhola:
“O grupo vai ajustar seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capilarizar a rede logística e redução de custos”
Esse plano, aprovado pelo conselho em administração, visa destinar recursos para Espanha e Argentina, mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo e nos quais a companhia tem uma posição relevante com sua estratégia de mercados de proximidade.
2- Fim de um era (Carrefour)
O Carrefour, por sua vez, ainda entre o fim de dezembro e inicio de janeiro, anunciou a respeito do fechamento de lojas em região brasileira e comunicado oficial expôs a real situação.
Antes de mais nada é bom frisar que NÃO SE TRATA de um adeus definitivo do grupo Carrefour e sim de apenas algumas mudanças necessárias levando em consideração uma série de fatores.
De acordo com o portal Valor, essa ação entra em conformidade com a necessidade do grupo melhorar os seus resultados no país.
Sendo assim o fechamento em massa dessas unidades (cujas quais são deficitárias pelo olhar do varejista) em alguns estados são apenas ações necessárias em meio à essas mesmas mudanças.

Carrefour também anunciou fechamentos de lojas em região brasileira (Foto Reprodução/CNN)
Segundo o portal SA+, a informação é que algumas lojas seriam convertidas, enquanto outras fechadas de forma definitiva.
Os estados mais afetados pelas mudanças foram a Bahia e Ceará.
Como o foco é acelerar as conversões de pontos de hipermercados em outras bandeiras da empresa, o Carrefour decidiu optar em se despedir, não da operação total como foi propagado e sim dos formatos de hipermercados, principalmente no estado da Bahia.
Conforme apurado com exclusividade pelo Valor, o mesmo estava previsto para ocorrer no Ceará, meses após ter investido capital e convertido lojas da rede Big* (adquiridas pela empresa) em Carrefour.
Já no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, não haviam planos para a empresa se desfazer do negócio de hipermercados, mas planejou fechamentos nos estados, cujo prazo foi estipulado pela empresa foi até dia 31 de janeiro.
No estado da Bahia o grupo tem 6 unidades, sendo três em Salvador e três no interior, e entre as seis, cinco tiveram seu processo de fechamento e uma delas foi convertida por uma de suas maiores bandeiras, o Atacadão.
Somente a loja localizada na avenida Bezerra de Menezes será fechada. Essa unidade havia sido convertida para bandeira da marca francesa em 2022, após a compra do Grupo Big.
O grupo informou em nota que há novas projeções para o período entre 2024 e 2026, incluindo a expectativa de converter cerca de 40 hipermercados em dois gigantes que são o Atacadão e o Sam’s Club.
O que o Carrefour disse sobre os fechamentos das suas lojas ?
Embora essa situação se trate apenas de uma reestruturação estratégica, algumas informações foram distorcidas por alguns veículos a ponto de afirmarem que o Carrefour sairia de vez do Ceará e Bahia, o que explicamos não ser exatamente assim.
Inclusive, o Carrefour fez questão de emitir um comunicado oficial aonde ele explicou exatamente a verdade do que está acontecendo.
Veja abaixo o comunicado:
“O Grupo Carrefour Brasil está em processo de revisão de portfólio como forma de otimizar a rede de lojas de seu ecossistema e adaptar os formatos para que melhor atendam os clientes de cada região e que estejam mais alinhados com a estratégia de negócios da companhia.
Neste sentido, algumas lojas serão convertidas para outros formatos e estão previstos alguns fechamentos pontuais”.
“O Nordeste permanece como uma região de extrema importância para os nossos negócios e continuará contando com a presença do Grupo com bandeiras de varejo, atacarejo e clube de compras”.
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Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.