Nova lei anunciada com adicional de R$ 200 e aposentadoria em 2 meses: 2 vitórias do INSS chegando em 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei anunciada e aposentadoria em 2 meses prometem vitória para 2024 a aposentados e pensionistas do INSS (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

2 VITÓRIAS do INSS, incluindo nova lei anunciada e aposentadoria em dois meses, estão previstas para acontecer no próximo ano de 2024

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o ano de 2023 está acabando e 2 grandes vitórias do INSS estão chegando com o próximo ano de 2024 que prometem beneficiar milhares de trabalhadores e segurados da autarquia.

1- Nova Lei e auxilio de 200 reais

A primeira vitória que entra na lista de expectativa de milhares é a concretização do projeto de Lei 1206/23, divulgado pela Câmara dos Deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse projeto assegura a manutenção do pagamento BCP*, somado ao auxílio de R$ 200, por 12 meses. mesmo que o familiar do titular do benefício consiga um trabalho formal com remuneração de até três salários mínimos.

*O Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.

Essa proposta segue em análise na Câmara dos Deputados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais incentivo

Conforme defendido pela autora da proposta, deputada Dayany Bittencourt (União-CE), hoje não há incentivo à entrada de familiares de titulares de BPC no mercado de trabalho.

Como a renda per capita para o acesso ao BPC é limitada a 1/4 do salário mínimo, com possibilidade chegar a 1/2 salário mínimo, membros do grupo familiar podem ter receio de entrar no mercado de trabalho formal e perder imediatamente o direito ao benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela ainda destacou que uma mudança recente na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) já permitiu que pessoas com deficiência que recebam o BPC exerçam atividade com remuneração de até dois salários mínimos sem perder totalmente o amparo do Estado.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo*, pelas comissões de:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo.

2-Aposentadoria concedida em dois meses

Uma situação que preocupou muita gente em 2023 quanto ao INSS eram as tão temidas filas no atendimento para conseguir a concessão de aposentadoria e benefícios pela autarquia.

Porém, conforme divulgado pelo Blog do Prev, essa espera está sendo aliviada gradativamente.

Conforme a própria autarquia divulgou nesta semana, graças a mais um resultado das ações de enfrentamento à fila da Previdência Social: o tempo médio de espera de concessão em novembro foi de 55 dias, o que aponta melhoria em relação a outubro, que foi de 57 dias.

O que equivale a aproximadamente 2 meses para conseguir a concessão e finalmente se aposentar. Fora isso a expectativa é que em 2024 esse número permaneça assim ou, até mesmo, diminua.

Vale destacar que com a adesão de ações de enfrentamento à fila da Previdência, a expectativa é de que os requerimentos fiquem dentro do prazo legal, que são 45 dias. 

Como parte de requerimentos, estão:

Segundo o Instituto, não encaixam nessa conta os acordos internacionais e as análises de pós-perícia.

Quais são as ações executadas em 2023 para reduzir a fila do INSS?

Entre as ações tomadas no total do ano de 2023, para reduzir filas e atingir a meta de 45 dias, estão:

*Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui*

 

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile