Alerta aos motoristas: 3 carros ressurgindo por R$ 40 mil e 3 vilões que você precisa se livrar em 2024

Conheça os carros que mais valorizaram e desvalorizaram no ano de 2023 e faça escolhas certeiras para o próximo ano em 2024
Pra quem ama carros, começar o ano com um novinho na garagem é o foco! Mas é preciso saber se ele está na lista dos mais desvalorizados no ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque essa informação é extremamente relevante na hora de levantar valores de mercado, essa informação tem uma relevância muito grande, ainda mais para saber o quanto você poderá cobrar nele em uma venda futura, ou até mesmo para fazer uma compra mais certeira.

Na hora de escolher um carro é bom saber os valores do mercado e índices de desvalorização (Foto: Reprodução/ Internet)
Conforme informações do Blog do Amarildo, o CEO e sócio fundador da Vaapt, Ycaro Martins, cuja empresa é pioneira em franchising* no segmento de intermediação de venda de veículo, o ideal para fazer a troca do automóvel é quando estiver abaixo de 100 mil quilômetros rodados e no máximo 15 mil quilômetros por ano, nos casos de carros de passeio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
Segundo ele, o custo de manutenção é um dos maiores vilões na desvalorização de um carro. O mercado define isso a partir do nível de risco que você tem que assumir.
De acordo com ele, os carros que mais vendem hoje são os que estão na faixa de R$40 a 60 mil reais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Os mais negociados
Inclusive confira os 10 veículos que mais foram negociados no último semestre de 2023, segundos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores):
- Gol (casa dos 40 mil)
- Palio
- Uno
- Onix
- Corolla
- Celta
- Fox (casa dos 40 mil)
- Ka
- HB20 (casa dos 40 mil)
- Fiesta

HB20 foi um dos mais vendidos nos primeiros seis meses de 2023 (Foto: Reprodução / Hyundai)
Quais são os 3 carros menos indicados para comprar em 2023?
Nas unidades da Vaapt, os carros mais desvalorizados, devido ao seu alto custo de manutenção, foram 3 e são eles:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Amarok
- Jeep Compass
- Discovery da Land Rover (acima dos 150 mil)
Agora se você quer começar o ano com um automóvel novo de fábrica, Ycaro dá o seguinte alerta:
“Carro a diesel, no geral, tem uma depreciação maior por causa do custo de manutenção e de seguro, que é muito alto. Quem compra é quem realmente gosta dessa modalidade, mas não são opções indicadas”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Picape Amarok V6. Foto: Reprodução/Internet

Jeep Compass (Reprodução/Internet)

-Land Rover Discovery Sport (Reprodução - Internet)--
Para quem tem um modelo de carro desvalorizado, o ideal é já o colocar “pra jogo” e vender o mais rápido possível.
RESUMINDO: Os carros mais desvalorizados no Brasil são os modelos importados, considerados carros de luxo, podendo chegar a uma variação de 40% de perda de valor nos dois primeiros anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto isso, os menos desvalorizados são os carros populares fabricados no país.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.