3 chás naturais que trazem fim da dor de estômago com alívio imediato

Dê adeus a dor no estômago com esses chás naturais e que garantem uma sensação de alívio; confira os detalhes

30/05/2025 22h45

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
3 chás naturais que trazem fim da dor de estômago com alívio imediato - Foto: Montagem

Dê adeus a dor no estômago com esses chás naturais e que garantem uma sensação de alívio

A dor no estômago, ou dor abdominal, é um grande pesadelo de muitas pessoas. Ela pode ter vários motivos, indo desde problemas digestivos mais simples, como má digestão e refluxo, até condições mais graves, como úlcera, gastrite, e até câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, aliás, o time de especialistas em saúde do TV FOCO, a partir de informações do portal tua Saúde, traz à tona uma lista de 3 chás naturais que trazem fim da dor de estômago com alívio imediato.

Chás para aliviar dor de estômago

Em suma, alguns chás como o de hortelã-pimenta, malva ou sementes de melão, podem ajudar no alívio da dor de estômago ou sensação de queimação na boca do estômago. O motivo para isso é fato desses itens possuírem propriedades calmantes que atuam sob o sistema digestivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, mesmo não servindo para substituir o tratamento médico, os chás acabam sendo uma boa opção para ajudar a controlar a dor, podendo ser usados como complemento do tratamento indicado pelo médico.

1 – Chá de hortelã-pimenta

Abrindo alista temos o chá de hortelã-pimenta, rico em óleos voláteis como mentol e mentona. Esses compostos possuem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, calmantes e analgésicas, que ajudam a aliviar a dor no estômago.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Emagrecimento: 3 chás sugam gordura e trincam abdômen (Foto: Adobe Stock)
Chá para aliviar dor no estômago (Foto: Adobe Stock)

Ingredientes

  • 6 folhas picadas de hortelã-pimenta;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adicione a água sobre as folhas picadas de hortelã-pimenta em uma xícara. Tampe e deixe repousar entre 5 e 7 minutos. Em seguida, coe, adoce com mel se desejar e tome de 3 a 4 xícaras por dia, logo depois das refeições.

2 – Chá de boldo

Em suma, ele é rico em boldina e ácido rosmarínico, substâncias com propriedades digestivas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e adstringentes, essenciais para amenizar a acidez gástrica, protegendo o estômago e aliviando a dor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de boldo picado;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Coloque as folhas de boldo picado em 150 mL de água fervente. Depois, deixe descansar por 5 a 10 minutos, coe e tome morno logo depois, de 2 a 3 vezes ao dia. É aconselhável ingeri-lo antes ou depois das refeições.

3 – Chá de funcho

Por sua vez, o chá de funcho tem características similares aos anteriores, reduzindo a dor no estômago e a sensação de queimação na garganta. Ele também auxilia no esvaziamento, sendo uma excelente opção natural para aliviar crises de azia.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de sementes de funcho;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Inicialmente, coloque as sementes de funcho na xícara de água fervente. Depois, tampe e deixe amornar entre 10 e 15 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras por dia, 20 minutos antes de se alimentar.

Estes são os 5 melhoras chás para ajudar a soltar o intestino - Foto: Internet
Chás para dor no estômago – Foto: Internet

IMPORTANTE: Certifique-se não possuir alergia aos ingredientes antes do consumo dos chás. Além disso, se persistirem ou não os sintomas, procure um médico. Afinal, as bebidas naturais servem apenas como um auxílio.

Considerações finais

  • Dores estomacais podem ter diversas causas, desde indigestão até condições mais graves como úlceras;
  • Ademais, 3 chás naturais oferecem alívio imediato (como complemento, não substituindo tratamento médico);
  • Hortelã-pimenta: Anti-inflamatório e antiespasmódico (3-4 xícaras/dia após refeições);
  • Boldo: Digestivo e protetor gástrico (2-3 xícaras/dia antes/depois das refeições);
  • Funcho: Alivia azia e acelera esvaziamento gástrico (2-3 xícaras/dia, 20 min antes das refeições);
  • Casos persistentes ou intensos exigem avaliação médica para descartar problemas graves.

Por fim, veja mais notícias sobre saúde CLICANDO AQUI.

Quais são os chás anti-inflamatórios?

Em suma, existem diversos chás com propriedades anti-inflamatórias. Entre os mais comuns e eficazes, podemos citar o chá de gengibre, chá verde, o chá de açafrão (cúrcuma), o chá de funcho, o chá de camomila, o chá de alecrim, o chá de hortelã-pimenta e o chá de arnica.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.