Vitória com R$ 119 mil, isenção e multa caducada: 3 dívidas que milhões de motoristas não vão pagar em 2024

As 3 dívidas que milhões de motoristas não vão pagar em 2024
Milhões de motoristas estão em festa com as 3 dívidas que não vão precisar pagar em 2024, com uma vitória com R$119 mil, isenção e até mesmo multa caducada e você precisa estar por dentro de todas as atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a chegada de um novo ano, os donos de veículos já pensam em todos os gastos que terão com os impostos, possíveis multas, licenciamento e muitos outros, mas uma grande vitória vai acontecer para milhões.
Um dos gastos anuais dos motoristas é o licenciame, mas de acordo com o portal ‘AutoPapo’, o Distrito Federal possui a isenção de 100% do imposto para os carros elétricos e híbridos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPVA isento para carros elétricos em alguns estados (Reprodução: Montagem TV Foco)
Além disso, os estados como Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul também concedem a isenção de 100% para os carros elétricos, deixando de fora os modelos híbridos.
Isso é uma vitória, já que o carro elétrico mais em conta no Brasil está na casa dos 119 mil reais, e como o IPVA é pago uma porcentagem do valor do veículo, há uma grande redução nos gastos para esses motoristas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Já o licenciamento do carro também é outra coisa que pesa no bolso de todos os donos de veículos, mas milhões podem ser contemplados com a sua isenção neste ano de 2024 e seguem os mesmos padrões do IPVA.

Licenciamento tem a isenção em alguns casos (Reprodução: Internet)
Por tanto, os veículos com mais de 20 anos de fabricação, aqueles que são utilizados para fins agrícolas, veículos ferroviários, máquinas utilizadas na construção civil e estabelecimentos comerciais estão isentos do pagamento do licenciamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, em 2024, as multadas recebidas em 2019 caducam, isso porque, de acordo com o artigo da Resolução Contran nº 619/2016, em que determina que a multa de trânsito pode prescrever em 5 anos a partir da data de registro da infração.
Neste caso, a multa caduca, o que faz com que o proprietário do carro não seja inscrito nos órgãos de negativação de crédito ou na Dívida Ativa, porém, fica impossibilitado de vender o veículo e emitir o CRLV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As multas caducam após 5 anos (Reprodução: Internet)
Quem pode pedir a prescrição da multa?
O proprietário do veículo pode pedir a prescrição da multa, desde que o seu CPF não esteja inscrito na Dívida Ativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br