Vitória com R$ 119 mil, isenção e multa caducada: 3 dívidas que milhões de motoristas não vão pagar em 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

26/12/2023 10h12

2 min de leitura

Imagem PreCarregada

As 3 dívidas que milhões de motoristas não vão pagar em 2024

Milhões de motoristas estão em festa com as 3 dívidas que não vão precisar pagar em 2024, com uma vitória com R$119 mil, isenção e até mesmo multa caducada e você precisa estar por dentro de todas as atualizações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a chegada de um novo ano, os donos de veículos já pensam em todos os gastos que terão com os impostos, possíveis multas, licenciamento e muitos outros, mas uma grande vitória vai acontecer para milhões.

Um dos gastos anuais dos motoristas é o licenciame, mas de acordo com o portal ‘AutoPapo’, o Distrito Federal possui a isenção de 100% do imposto para os carros elétricos e híbridos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPVA isento para carros elétricos em alguns estados (Reprodução: Montagem TV Foco)

IPVA isento para carros elétricos em alguns estados (Reprodução: Montagem TV Foco)

Além disso, os estados como Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul também concedem a isenção de 100% para os carros elétricos, deixando de fora os modelos híbridos.

Isso é uma vitória, já que o carro elétrico mais em conta no Brasil está na casa dos 119 mil reais, e como o IPVA é pago uma porcentagem do valor do veículo, há uma grande redução nos gastos para esses motoristas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Já o licenciamento do carro também é outra coisa que pesa no bolso de todos os donos de veículos, mas milhões podem ser contemplados com a sua isenção neste ano de 2024 e seguem os mesmos padrões do IPVA.

Licenciamento tem a isenção em alguns casos (Reprodução: Internet)

Licenciamento tem a isenção em alguns casos (Reprodução: Internet)

Por tanto, os veículos com mais de 20 anos de fabricação, aqueles que são utilizados para fins agrícolas, veículos ferroviários, máquinas utilizadas na construção civil e estabelecimentos comerciais estão isentos do pagamento do licenciamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, em 2024, as multadas recebidas em 2019 caducam, isso porque, de acordo com o artigo da Resolução Contran nº 619/2016, em que determina que a multa de trânsito pode prescrever em 5 anos a partir da data de registro da infração.

Neste caso, a multa caduca, o que faz com que o proprietário do carro não seja inscrito nos órgãos de negativação de crédito ou na Dívida Ativa, porém, fica impossibilitado de vender o veículo e emitir o CRLV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As multas caducam após 5 anos (Reprodução: Internet)

As multas caducam após 5 anos (Reprodução: Internet)

Quem pode pedir a prescrição da multa?

O proprietário do veículo pode pedir a prescrição da multa, desde que o seu CPF não esteja inscrito na Dívida Ativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.