3 doenças comuns que milhares possuem e não fazem ideia que dão aposentadoria imediata

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Doenças que dão aposentadoria imediata (Foto: Reprodução/ Internet)

Veja quais são as 3 doenças comuns que pode fazer com que você se aposente imediatamente

O Instituto Nacional do Seguro Nacional, mais conhecido como INSS, oferece 12 tipos de aposentadorias aos que contribuem com a Previdência Social. E um deles é a aposentadoria por invalidez, voltada aos usuários que ficam incapazes de trabalhar por alguma doença ou incapacidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, para a concessão deste benefício é necessário que o solicitante possua alguns critérios, como: ter incapacidade total e permanente; ter qualidade de segurado; e cumprir a carência de 12 meses.

A incapacidade total e permanente é definida por aquele trabalhador que possui total incapacidade de exercer suas atividades laborais e nem podendo ser realocado de sua função. E permanente por aquele que a incapacidade é duradoura, sem uma perspectiva de recuperação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a qualidade de segurado significa que a pessoa deve estar trabalhando, ou dentro do período de graça. Assim sendo o prazo adicional, de duração de até 36 meses, em que o trabalhador tem direito aos benefícios do INSS mesmo sem estar contribuindo ou exercendo atividades.

Além disso, tendo a carência para aposentadoria, aquela qual é necessária que o solicitante tenha um número mínimo de 12 meses pagos em dia para a Previdência Social. Porém, caso haja diagnóstico de alguma doença grave, irreversível ou incapacitante, terá direito a solicitação à aposentadoria por invalidez. 

Quais são as 3 doenças mais comuns?

Neoplasia Maligna (Câncer)

O câncer, que pode ser entendido como sendo uma doença em que células do corpo se multiplicam de forma descontrolada, invadindo tecidos saudáveis. Sendo assim, aquele que for portador desta patologia pode solicitar a aposentadoria por invalidez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a ‘Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)’ o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Cegueira

A cegueira é a perda total ou quase total da visão, pode ser de um ou dos dois olhos. Essa é causada por diversos fatores como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações da ‘BVS’ o total da população brasileira, cerca de 3,5% têm deficiência visual. De acordo com dados do IBGE de 2010, no Brasil 528.624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos).

Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, que afeta o controle dos movimentos de forma progressiva. E os principais sintomas são tremores dos membros, rigidez muscular e dificuldades de equilíbrio e coordenação.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), coletados e expostos na ‘BVS’, mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. E no Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema.

Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução: Internet)

Como solicitar a aposentadoria por invalidez do INSS?

  • Tenha o número do CPF em mãos;
  • Entre no ‘MEU INSS’;
  • Clique em ‘Pedir Benefício por Incapacidade’;
  • Solicite o Benefício;
  • Acompanhe o processo no ‘MEU INSS’ clicando em ‘Consultar Pedido’.

Vale ressaltar que o processo no aplicativo é o mesmo, tanto para quem quer a aposentadoria por invalidez quanto aos que precisam de auxílio-doença.

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile