Pagamento bloqueado nos bancos e +: 3 mudanças que assustam com a nova Lei do CPF em vigor

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei do CPF pode bloquear pagamentos em todos os bancos (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira as 3 mudanças no documento com a nova lei do CPF em vigor

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é o documento mais importante do brasileiro, ele é necessário em vários processos e sem ele muitas coisas não vão para frente. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre algumas mudanças que assustaram a população envolvendo o cadastro, que pode gerar até pagamento bloqueado nos bancos. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova lei, ao modificar o panorama das transações financeiras, gera debates e demanda uma compreensão abrangente de seus efeitos e implicações para os consumidores e instituições financeiras. A Secretaria da Receita Federal divulgou uma atualização significativa no processo de gestão do CPF.

Agora, a entidade poderá empregar a tecnologia de reconhecimento facial para corrigir eventuais inconsistências nos registros do documento. A mudança tem como principal objetivo reforçar a segurança nos procedimentos de obtenção e regularização do CPF, assegurando a correta alocação dos recursos públicos e combatendo possíveis práticas fraudulentas ou desvios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei do CPF crava mudanças importantes (Reprodução: Montagem TV Foco)

Dessa forma, segundo o estabelecido no novo texto publicado no Diário Oficial da União, em casos de divergência de informações durante o processo de obtenção ou regularização do CPF, a Receita Federal terá autoridade para solicitar a presença do indivíduo nas unidades de atendimento, a fim de capturar uma imagem facial para fins de reconhecimento biométrico.

Com a mudança, será necessário apresentar um documento de identidade original ou cópia autenticada. Essa medida será aplicada em diversas situações, incluindo a inscrição no CPF, a atualização de dados cadastrais, a regularização da situação cadastral, bem como o cancelamento e restabelecimento da inscrição.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CPF – (Foto: Reprodução / Internet)

Bloqueio nos bancos

O bloqueio nos bancos diz respeito principalmente sobre pedir algum empréstimo, isso porque, como citamos anteriormente, o CPF se tornou o principal documentos de identidade dos brasileiros. Por isso, o documento em situação irregular pode trazer consequências ruins aos cidadãos.

Vale dizer que, o cidadão pode até mesmo ter a sua conta bancária totalmente bloqueada para fazer qualquer tipo de movimentação, ou seja, ficar impedido de pagar contas, transferir dinheiro ou mesmo investir o recurso que está lá. Além disso, segundo o ‘JusBrasil’, com o CPF irregular, a pessoa não pode:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como saber a situação do meu CPF?

Segundo a Receita Federal, se a situação cadastral de um CPF está “regular”, quer dizer que o cidadão não tem pendências em seu cadastro. Ou seja, não há nada a ser regularizado. No entanto, há outras situações cadastrais que indicam problemas, ou seja, indicam que o CPF está irregular. São elas:

Assim, se você deseja saber a situação do seu CPF, é preciso realizar a consulta por meio do site da Receita. É preciso preencher os dados solicitados, fazer a verificação de segurança (Captcha) e clicar em consultar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile