3 passos para cuidar da pele na menopausa e perder até 20 anos https://tvfoco.uai.com.br/3-passos-para-cuidar-da-pele-na-menopausa-e-perder-ate-20-anos O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Sat, 27 Sep 2025 16:51:17 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Rejuvenesça 20 anos: 3 passos para cuidar da pele durante a menopausa https://tvfoco.uai.com.br/3-passos-para-cuidar-da-pele-na-menopausa-e-perder-ate-20-anos/ Wed, 21 May 2025 03:15:00 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2392824 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
3 passos para cuidar da pele durante a menopausa - Foto: Montagem
3 passos para cuidar da pele durante a menopausa - Foto: Montagem
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Mulheres precisam ficar cientes desses três passos fundamentais para o cuidado com a pele durante a menopausa

A menopausa é uma fase normal na vida de qualquer mulher. Nela, a menstruação para de vez e marca o fim da fase reprodutiva. Ela costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, mas pode ser mais cedo ou mais tarde, sendo diagnosticada após 12 meses seguidos sem a menstruação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer também que, os sintomas mais comuns de que ela está chegando se tratam de, ondas de calor, mudanças de humor, problemas de sono, ressecamento vaginal e diminuição da libido. Outro ponto que passa por modificações e é afetado diretamente se trata da pele.

Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal A Gazeta, traz à tona os três passos infalíveis para cuidar da pele durante essa fase da vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redução no colágeno

Em suma, a dermatologista Pauline Lyrio enfatiza que a menopausa gera queda na produção do estrogênio, hormônio fundamental na saúde da pele. “Com essa redução, a pele passa a produzir menos colágeno, perde sua elasticidade e capacidade de reter água, o que pode deixá-la com um aspecto mais opaco, fino e ressecado.”, disse ela.

Ademais, a especialista enfatiza que o ressecamento é uma das primeiras coisas que as mulheres notam nessa fase da vida. Afinal, ocorre uma diminuição na atividade das glândulas sebáceas e uma redução de óleo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

MENOPAUSA - Montagem: TVFOCO
MENOPAUSA – Montagem: TVFOCO

“A gente percebe que a pele começa a mudar de textura, perde aquele aspecto viçoso e pode até ficar com um toque mais áspero, meio ‘craquelado’, especialmente se não estiver bem hidratada. A flacidez e as ruguinhas também tendem a aparecer com mais facilidade”, enfatiza Pauline Lyrio.

“O impacto não se limita ao rosto, o corpo todo sente. Braços, pernas, colo e até a região genital podem apresentar sinais como ressecamento, coceira e perda de elasticidade.”, completa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como cuidar da pele na menopausa?

Diante disso, para quem deseja cuidar da pele na menopausa, a dermatologista detalha que o ideal é adotar uma rotina de cuidados simples, mas eficiente, incluindo três pilares básicos:

  1. Limpeza suave;
  2. Hidratação intensa;
  3. Proteção solar diária.

“Além de cremes específicos, o dermatologista pode indicar tratamentos como lasers, bioestimuladores e injeções à base de ácido hialurônico, que ajudam a estimular o colágeno, hidratar e melhorar a textura da pele”, enfatiza Pauline Lyrio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a dermatologista, nessa fase da vida das mulheres, a pele pode ficar mais fina, enrugada e flácida, com sensação de ‘craquelada’. Ela também diz que o ressecamento costuma ser um dos primeiros sinais.

Manchas na pele chegam na menopausa - Foto: Internet
Manchas na pele chegam na menopausa – Foto: Internet

“Muitas mulheres relatam que a pele, antes oleosa ou equilibrada, começa a ficar mais seca, áspera, e até sensível ao toque. Mas não acontece em todos os casos. A maioria das mulheres na menopausa tendem a apresentar uma pele mais seca, mas algumas continuam tendo pele oleosa e até com acne”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não deixe de procurar um especialista

Apesar dos cuidados essenciais com a pele, o primeiro passo ao ser seguido ao lidar com as mudanças no padrão do período menstrual, trata-se de procurar um ginecologista para fazer a avaliação e indicação de reposição hormonal.

“Além disso, já percebendo sinais de flacidez e ressecamento da pele, deve procurar uma dermatologista para fazer reposição de tudo que a pele perde com o tempo como hidratação, colágeno e nutrientes. É essencial manter uma rotina de cuidados que inclua a limpeza suave (sem ressecar ainda mais), a hidratação intensa, o uso diário de protetor solar, além de tratamentos dermatológicos em consultório que estimulem colágeno”, diz ela.

Hidratação natural com 2 ingredientes traz pele de porcelana - (Montagem / TV FOCO)
Hidratação da pele – (Montagem / TV FOCO)

Considerações finais

  • Menopausa marca o fim da fase reprodutiva, geralmente entre 45 e 55 anos;
  • Ademais, a pele sofre mudanças devido à queda na produção de estrogênio, afetando colágeno, elasticidade e hidratação;
  • Assim, há 3 passos essenciais para cuidados com a pele:
    • Limpeza suave (evitando ressecamento adicional);
    • Hidratação intensa (com produtos específicos);
    • Proteção solar diária (para prevenir danos cumulativos);
  • Em síntese, a pele na menopausa exige atenção redobrada, mas tratamentos adequados podem minimizar impactos e restaurar vitalidade.

Veja mais notícias sobre cuidados com a pele CLICANDO AQUI.

Quanto tempo dura a menopausa?

Em suma, a transição para a menopausa, chamada de perimenopausa, pode durar de 4 a 8 anos. Os sintomas da menopausa, como ondas de calor, insônia e secura vaginal, podem persistir por um período variável, de meses a até 10 anos, em algumas mulheres.

The post Rejuvenesça 20 anos: 3 passos para cuidar da pele durante a menopausa appeared first on TV Foco.

]]>