3 passos para você se aposentar no INSS antes dos 60 anos

Alguns trabalhadores têm direito ao benefício antes da idade mínima, mas ainda existem regras dentro do INSS.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Entenda regra do INSS (Foto: Divulgação)

Alguns trabalhadores têm direito ao benefício antes da idade mínima, mas existem regras

Mesmo após a reforma da Previdência em 2019, ainda há uma lista de cidadãos que podem se aposentar antes dos 60 anos. Para isso, é necessário atender a um sistema de pontuação específico do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a advogada Ingrid Magalhães, o processo atende aqueles que atuam expostos às situações de risco. “Dá pra se aposentar mais cedo, sim. Mas, não basta só trabalhar em atividade insalubre ou perigosa. Também tem que somar pontos”, disse.

Pela regra comum, os homens podem se aposentar a partir dos 65 anos, enquanto as mulheres a partir dos 62, ambos com pelo menos 15 anos de contribuição. Para essa lista, no entanto, as regras são outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Ministério da Previdência, o INSS prioriza os contribuintes que exerçam atividades expostas a agentes químicos nocivos, entre outros riscos no trabalho. Em nota divulgada, o Governo Federal expôs como funciona a concessão antecipada.

“O cidadão que trabalha exposto a agente prejudicial à saúde, como calor, ruído ou substância tóxica, pode ter direito a se aposentar mais cedo. Com 180 meses de contribuição, já é possível ter acesso à aposentadoria especial”, ressaltou o comunicado divulgado.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse processo tem 3 divisões: 15, 20 e 25 anos. Em cada um deles, a Previdência exige a comprovação do tempo de atividade profissional e exposição ao risco, válido aos cidadãos de diversas áreas profissionais.

INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, como funciona?

Idade + tempo de trabalho em atividade especial + tempo comum (se tiver):

INSS prioriza aqueles que atuam expostos às atividades de risco em diversas áreas (Foto: Divulgação)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o INSS em 2025!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile