Cegueira, contaminação com vidro e+: 3 proibições da ANVISA contra produtos populares anunciadas da Globo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

20/12/2023 18h05

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
William Bonner deu notícia sobre proibição da Anvisa (Foto: Reprodução/TV Globo/Agência Brasil)

A Anvisa virou notícia após proibições durante jornais da Globo, como o “Jornal Nacional”, com William Bonner

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) virou notícia pelo menos três vezes em telejornais da TV Globo nos últimos meses. A agência fez proibições de vários produtos e até William Bonner expôs uma dessas situações no “Jornal Nacional”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em março, o âncora do maior telejornal brasileiro revelou que a Anvisa proibiu as pomadas para modelar e trançar cabelo no Brasil, mas as vendas continuavam.

No centro de São Paulo, as prateleiras com o produto continuavam cheias. Na internet, a venda também continuava. A resolução da Anvisa chegou após uma série de casos de cegueira. 3 mil marcas sofreram o impacto com a proibição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns estabelecimentos deixaram de comercializar o produto, mas outros optaram por vender até secar os estoques. A reportagem mostrou que alguns profissionais correram atrás de substituições para trabalharem.

Anvisa proibiu uso de pomada em cabelo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Anvisa proibiu uso de pomada em cabelo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em julho de 2023, a Anvisa proibiu a venda de um lote de sal no Brasil. De acordo com o “Bom Dia Goiás”, a decisão impactou a distribuição e venda da marca Carrefour. A rede de supermercados retirou imediatamente os produtos de circulação após a determinação da agência.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A causa dessa proibição se deu pela baixa quantidade de iodo no sal. O iodo é responsável por evitar que o consumo de sal seja tóxico para o ser humano. Sem iodo, é possível ter problemas na tireoide e outros problemas de saúde.

VIDRO NO CHOCOLATE

Em outubro de 2022, o “Jornal do Almoço”, de Joinville (SC), revelou que a Anvisa suspendeu dois lotes de chocolates da marca Garoto. A suspeita era de contaminação de vidro nos produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Houve a proibição da distribuição e comercialização de barras de chocolate com castanha de caju e castanha de caju com uvas passas. A suspeita é que o tampa de vidro de um sensor tenha estourado no alimento.

A Anvisa afirmou que o consumo dos produtos poderia machucar boca e mucosas. A agência também informou que os lotes foram distribuídos em Santa Catarina e Espírito Santo. A Garoto disse que recolheu imediatamente a maioria dos produtos de circulação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ONDE FICA A SEDE DA ANVISA?

A sede da Anvisa fica em Brasília, no Distrito Federal.

Chocolate Garoto sofreu proibição da Anvisa (Foto: Reprodução/TV Globo)

Chocolate Garoto sofreu proibição da Anvisa (Foto: Reprodução/TV Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.