Nome sujo, multa e apreensão do carro: IPVA de SP encerra em 2025 e 3 punições chegam aos que não pagaram

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/01/2025 9h30

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
IPVA atrasado gera 3 punições aos motoristas em São Paulo (Reprodução: Montagem TV Foco)

O IPVA de São Paulo já está a todo vapor e um período de pagamento chegou ao fim, trazendo duram punições para quem não pagou

Nesta quarta-feira (29), a primeira parcela do IPVA em São Paulo já chegou ao fim e rende punições para quem não pagou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque pode acontecer multas, ficar com o nome sujo e correr o risco até mesmo de ter a apreensão do veículo em caso de fiscalização.

O time do TV Foco especializado em Impostos, a partir de informações do ‘Portal da Fazenda’, traz à tona as novidades sobre o IPVA de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que é um dos pagamentos que mais pesam no bolso dos motoristas e chega sempre no começo de todos os anos.

IPVA em São Paulo

  • O IPVA em São Paulo chega sempre no mês de janeiro, com algumas possibilidades de pagamento;
  • Tem como pagar tudo de uma só vez, onde terá um desconto de 3% no valor final;
  • Há a opção de pagar por parcelas, podendo ser em até cinco vezes, ou seja, até maio;
  • Mas, uma coisa em comum, é que quem esquece de arcar com a dívida ou não consegue pagar, sofre duras penalidades

Prazo da primeira parcela se encerrou

O pagamento do IPVA acontece de acordo com o número final da placa do veículo e se iniciou para a placa 1 no dia 13 de janeiro.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Aqueles veículos com o final da placa em 0 tinham a data limite o dia 24 de janeiro para realizar o pagamento ao menos da primeira parcela.

Portanto, todos aqueles que não efetuaram ao menos um pagamento estão atrasados e correndo juros no pagamento do imposto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que o pagamento pode ser através do PIX, no site oficial da Fazenda, ou pelos bancos de sua preferência.

3 punições aos atrasados

A primeira punição que chega aos motoristas que não realizaram o pagamento são multas e juros em cima do valor devedor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cidade de São Paulo cobra 0,33% de juros por cada dia de atraso, até que se fixe em 20%, que é o valor máximo dos juros e multa cobrada.

O dono do veículo também fica com o nome sujo, esse processo leva cerca de 30 dias, portanto ainda dá tempo de evitar negativado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, acaba impedido de solicitar empréstimo, receber aposentadoria, tirar passaporte, receber prêmio de loteria, dentre outros.

Por fim, fica impedido de realizar o licenciamento do veículo, e andar sem esse documento atualizado causa a apreensão do automóvel.

Este último caso acontece em caso de fiscalização, onde os policiais irão identificar através do documento o problema e realizar a apreensão de imediato.

Veja como evitar esses problemas

De acordo com o ‘Portal da Fazenda’, no caso da perda do prazo pagamento à vista, o motorista poderá pagar à vista, mas sem o desconto.

Agora, caso perca o prazo de uma parcela do IPVA, o condutor precisa se atentar com todas as medidas para regularizar a situação.

A primeira coisa a se saber é que o motorista perde o direito de pagar parcelado e terá que quitar toda a dívida em uma parcela única.

Para isso, precisa informar o RENAVAM ao banco ou acessar o site da Fazenda que gerará um QRCode para pagar através do PIX.

Quando regulamentar o pagamento e se livrar dessa dívida, já estará completamente regularizado e evitará as punições futuras.

Conclusões finais

A primeira parcela do IPVA em São Paulo já acabou o prazo e quem não pagou está arcando com multas e juros de 0,33% sobre o valor.

Além disso, o dono do veículo pode ficar com o nome sujo e ter o veículo apreendido se não encerrar essa dívida.

Veja mais matérias sobre o IPVA

Thumbnail Video Youtube

É seguro pagar o IPVA por PIX?

Sempre tome cuidado com os golpes, mas ao acessar o site oficial da Fazenda do estado de São Paulo, é bastante seguro, rápido e prático pagar o IPVA pelo PIX.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.