O jogo virou: 3 motivos que fazem motoristas de Uber abaixarem a sua nota em 2025

Descubra os três motivos cruciais que fazem sua nota cair drasticamente na Uber e como manter suas cinco estrelas intactas em 2025.

21/11/2025 5h00

5 min de leitura

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Saiba o que faz a sua nota da Uber abaixar drasticamente (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/GMN/Uber)

Descubra os três motivos cruciais que fazem sua nota cair drasticamente e como manter suas cinco estrelas intactas em 2025

Talvez você não goste de saber, mas há uma grande possibilidade de a sua nota estar em queda pelo app da Uber e nem sequer se dá conta disso. Pois é, aquele indicador de cinco estrelas funciona como um selo de aprovação social não apenas para motoristas como para passageiros também, o que pode fazer toda diferença na hora de solicitar o serviço.

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E não pense você que essa nota cai apenas por erros graves; atitudes bem mais simples podem ser suficientes para irritar os motoristas, os quais estão cada vez mais analíticos.

Sim, o jogo virou e você precisa saber quais são essas atitudes rotineiras que fazem os motoristas abaixarem a sua reputação e, posteriormente, causarem um certo transtorno, como cancelamentos de viagens e esperas intermináveis, uma vez que esses profissionais podem pensar duas vezes antes de aceitar sua viagem.

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Esse carro não é seu…

Para entender a severidade da avaliação, você precisa compreender o ambiente de trabalho do motorista. O veículo é como se fosse o escritório, o principal ativo e a única ferramenta de trabalho dele.

Ou seja, o motorista depende da eficiência de cada corrida para garantir seu rendimento no final do mês.

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Quando o passageiro cria atrito ou atrasa a operação, ele atinge diretamente o fluxo financeiro do profissional.

Neste contexto, a nota reflete o comportamento do passageiro e serve como um filtro para as próximas viagens, conforme citamos acima.

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Neste contexto, a avaliação serve como um índice de confiabilidade; Veja abaixo os três principais motivos pelos quais as notas despencam:

1. O pecado da demora:

O primeiro e mais comum deslize envolve o relógio. A Uber estabelece que você deve solicitar a corrida apenas quando estiver pronto para embarcar.

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A tolerância do motorista existe por no máximo três minutos após a chegada ao ponto.

Passando desse tempo, além de o atraso gerar cobrança extra, pode provocar uma nota rebaixada.

Isso porque o motorista calcula sua produtividade baseada em viagens por hora. Cada minuto perdido em espera corrói o rendimento e atrasa o atendimento do próximo cliente.

Automaticamente, a perda de tempo penaliza a jornada de trabalho.

  • Como evitar?

Você deve estar na porta de casa ou do prédio antes de pressionar o botão “chamar”.

Evite chamar o carro do elevador e, principalmente, confiar apenas na localização automática. Isso pode induzir o motorista a seguir o caminho contrário ou parar na rua errada, causando incômodo e irritação para ambos.

Se um imprevisto acontecer, utilize o chat do aplicativo para avisar o motorista imediatamente. Acredite, essa comunicação salva sua avaliação e demonstra consideração.

2. Falta de educação:

O respeito constitui a base de qualquer interação humana, e isso não muda dentro de um carro por aplicativo.

Você precisa lembrar que o motorista passa longas horas no trânsito e enfrenta inúmeros desafios diários. Um simples “bom dia” ou um “obrigado” muda drasticamente o ambiente de trabalho dele.

E lembre-se: Ele não é seu motorista particular, e sim um prestador de serviço!

Respostas ríspidas, ironias desnecessárias ou conversas rudes criam um desconforto imediato.

A Uber deixa claro que o respeito é inegociável. Você não precisa estabelecer laços pessoais com o motorista, mas demonstrar consciência e evitar atitudes inconvenientes é o mínimo para evitar estresse.

O motorista avalia a postura do passageiro do embarque ao desembarque.

  • Como evitar? Mantenha a cordialidade mínima. Evite bater a porta com força, diminua o volume da música no celular e trate o motorista com a mesma educação que exige dele. E tenta ter consciência de que a sua pressa não justifica a sua falta de civilidade.

3. Mantenha o carro limpo:

Este é considerado o pior dos “pecados” para quem dirige por aplicativo. Afinal de contas, nada irrita mais um motorista do que encontrar restos de comida, embalagens ou farelos no banco traseiro.

A sujeira significa descuido e compromete a qualidade do serviço para o passageiro seguinte, mesmo porque nem sempre o motorista tem tempo hábil para limpar o carro antes de buscar o próximo.

Esse tempo perdido significa menos viagens e menos dinheiro no bolso.

Inclusive, em casos de sujeira grave (como vômito ou derramamento de líquidos), a Uber permite a cobrança de uma taxa de limpeza, mas a nota baixa é garantida como punição pelo descaso.

  • Como evitar? Evite comer ou beber produtos que geram farelos ou que possam derramar durante a viagem. Se precisar consumir algo, carregue o recipiente com cuidado e, crucialmente, descarte o lixo somente após sair do veículo. Verifique o banco antes de fechar a porta.

Mas a nota da Uber interfere tanto assim?

Sim! A sua nota no Uber não é apenas um número e suas estrelas não servem de enfeite. Como dito no início desse texto, ela serve como um indicador de risco.

Motoristas possuem acesso à sua avaliação antes de aceitar a corrida justamente para ter um norte quanto a aceitar ou não.

Ou seja, se a sua nota cai drasticamente (por exemplo, abaixo de 4.7), os motoristas podem optar por recusar a sua solicitação, forçando você a esperar mais tempo ou reduzindo a qualidade do atendimento que recebe.

Assim, você se coloca em um ciclo vicioso de serviço ruim, causado pelo seu próprio histórico de comportamento.

Agora, se seguir o protocolo certinho, você não apenas garante uma viagem agradável como assegura o sucesso do profissional que depende daquela corrida.

Mas, para saber mais informações sobre a Uber e suas diretrizes, clique aqui.*

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Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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