343 lojas lacradas e engolidas por gigante: Fim de supermercado popular de BH abala MG em 2025

Fechamento de 343 lojas marca o fim de supermercado popular e notícia sacode os consumidores em Minas Gerais.

16/03/2025 6h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Rede de Supermercado nº1 fecha mais de 300 lojas e BH também é atingida (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva)

Ainda em março de 2024, uma rede famosa e extremamente popular de supermercados anunciou o fechamento de 343 de suas unidades em todo o Brasil, o que impactou também Belo Horizonte (MG).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que Belo Horizonte sente ainda mais os impactos neste ano de 2025, uma vez que não há mais lojas da rede presentes no território mineiro.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Grupo Dia vendeu 100% do seu capital no Brasil (Reprodução: Dia/Divulgação)

Trata-se do Dia Brasil, o qual tomou essa decisão após uma rede acumular uma dívida de aproximadamente R$ 1,1 bilhão e enfrentar adversidades no setor, o que resultou em um pedido de recuperação judicial e a venda de 100% da sua operação no Brasil, conforme podem ver por aqui*.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, as lojas foram fechadas com a justificativa de manter a concentração das operações em São Paulo, onde o Dia ainda tinha maior rentabilidade.

Sendo assim, a partir de informações dos portais Valor Econômico, Exame e O Tempo, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todo o parâmetro da situação abaixo:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Belo Horizonte impactado

Conforme dito acima, o impacto da decisão foi especialmente notado em Belo Horizonte, uma vez que várias unidades do Dia na região foram fechadas.

As lojas, que já não operavam com lucratividade satisfatória, representavam uma parte significativa do varejo na cidade, em bairros como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Buritis;
  • Castelo;
  • Glória;
  • Goiânia;
  • Heliópolis

Foram os que mais possuíram unidades afetadas, além de uma unidade em Contagem, na região metropolitana.

Unidades de O Dia em Belo Horizonte foram fechadas (Foto Reprodução/Internet)

Quem assumiu as unidades de O Dia em Belo Horizonte?

Toda essa situação gerou uma incerteza sobre o futuro dos imóveis e dos funcionários dessas unidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, desde maio de 2024, o Meu Prata, outro gigante da região, seguiu engolindo algumas unidades de BH, as quais pertenciam ao Supermercado Dia Brasil.

De dez unidades, cinco já eram do grupo, mas como franqueadas do Dia:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As cinco lojas das quais éramos franqueados já transformamos em lojas Meu Prata, e iremos posteriormente inaugurá-las” – Disse o Ceo do Meu Prata, Cláudio Dias, na época.

De acordo com o portal Diário do Comércio, o executivo ainda revelou na época que o grupo pretendia ocupar futuramente outras quatro unidades que também pertenciam à varejista espanhola:

“Nosso planejamento estratégico está muito bem estruturado. Para 2024, temos a meta de inaugurar uma loja por mês, sendo a maioria em Belo Horizonte e duas em Contagem”.

Esse movimento veio como alento, afinal de contas, apesar do adeus do Dia Brasil, ao menos agora os moradores de BH podem contar com outra rede de supermercado em 2025.

Veja abaixo a lista de lojas:

  • João Pinheiro (já inaugurada)
  • Buritis
  • Goiânia
  • Castelo (Avenida dos Engenheiros)
  • Heliópolis
  • Cidade Nova
  • Betânia
  • Santa Amélia
  • Ipiranga
  • Inconfidentes (Contagem)

Qual é o futuro do Supermercado Dia no Brasil?

Em meio a todas essas mudanças, o Dia Brasil segue em processo de recuperação judicial e, sob a gestão de Tanure, busca a estabilidade financeira para tentar se reerguer.

Conforme citado logo no início, o foco está em reestruturar as operações da rede, concentrando-se em regiões mais rentáveis, como São Paulo, e buscando atrair mais consumidores com um modelo de proximidade e preços competitivos.

Espera-se que o Dia Brasil conclua a recuperação judicial em 2025, o que permitirá à empresa reorganizar suas operações e retomar o crescimento.

Thumbnail Video Youtube

Conclusão:

Em suma, em março de 2024, o supermercado Dia Brasil anunciou o fechamento de 343 lojas em todo o Brasil, incluindo várias em Belo Horizonte, devido a uma dívida de R$ 1,1 bilhão e dificuldades financeiras.

No entanto, o Meu Prata assumiu algumas das unidades fechadas em BH.

Por fim, o Dia Brasil ainda está em processo de recuperação judicial, com foco em reestruturar suas operações e concentrar-se em São Paulo.

Mas, para mais informações sobre supermercados e fusões, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.