3,5M afetados: Fim de serviço do Santander é confirmado e substituto convocado em pleno 2025

Santander encerra serviço vital e impacta 3,5 milhões de clientes; Saiba qual foi o substituto pré-estipulado e os impactos que a situação gerou
O Santander anunciou a descontinuação de um dos seus serviços mais tradicionais, impactando a vida de milhares de correntistas em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do segmento Van Gogh, criado para atender clientes de média a alta renda.
Tal decisão, ocorrida ainda em janeiro de 2025, afetou cerca de 3,5 milhões de correntistas, que agora serão realocados em outras categorias de atendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco já confirmou que vai migrar todos os clientes para modelos existentes, sem prejuízo de benefícios, apesar do impacto.
Sendo assim, a partir de informações do portal EXTRA, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco, traz abaixo os detalhes dessa decisão e seu substituto.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O fim de um serviço com 17 anos de história:
O Banco Real criou o Van Gogh antes da aquisição, e o Santander manteve o serviço desde que comprou a instituição, em 2007. O serviço oferecia:
- Atendimento diferenciado;
- Benefícios voltados ao público de renda intermediária;
- Servia como uma ponte entre o segmento de varejo tradicional e o atendimento premium.
Para onde foram os clientes do Van Gogh da Santander?
Com isso, o Santander informou que ajustou sua estrutura e que passaria a operar apenas com dois modelos de atendimento:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, dos 3,5 milhões de clientes impactados, cerca de 2,5 milhões foram automaticamente migrados para o Select — serviço voltado a correntistas de alta renda, que contam com:
- Gerentes dedicados;
- Consultores de investimento;
- Unidades exclusivas.

Os demais correntistas foram direcionados ao atendimento convencional, categoria padrão do banco, sem perda de benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Santander também garantiu que os pacotes de serviços e mensalidades permaneceriam inalterados, a não ser que o cliente solicitasse as prévias mudanças.
Vale destacar que essa movimentação não foi isolada.
Desde 2022, o Santander permite que seus clientes migrem para o Select mediante pagamento de taxa.
Além disso, em 2023, a instituição expandiu as opções de pacotes para clientes de baixa renda, já sinalizando um movimento de enxugamento e reestruturação.
Em nota oficial, o banco reforçou a estratégia na época:
“O Santander está dando um novo passo na reconfiguração do modelo de atendimento aos clientes do varejo.
Terá a partir de agora apenas dois segmentos: o Select, nome adotado globalmente pelo grupo espanhol para as pessoas de renda maior, e a marca Santander, para os demais correntistas.”

Conclusão:
Em suma, o Santander encerrou um ciclo importante ao descontinuar o Van Gogh, reafirmando a sua aposta em um atendimento mais enxuto e segmentado.
Assim, o banco garantiu que a transição não traria prejuízos aos clientes.
Por fim, a medida reforça o alinhamento da operação brasileira ao padrão global do grupo.
Mas, para saber mais sobre outros bancos e histórias como essa, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
