3,5M afetados: Fim de serviço do Santander é confirmado e substituto convocado em pleno 2025

Santander encerra serviço vital e impacta 3,5 milhões de clientes; Saiba qual foi o substituto pré-estipulado e os impactos gerados.

20/04/2025 6h30

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Santander coloca fim em um serviço vital e deixa milhares em choque com a notícia (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Freepik)

Santander encerra serviço vital e impacta 3,5 milhões de clientes; Saiba qual foi o substituto pré-estipulado e os impactos que a situação gerou

O Santander anunciou a descontinuação de um dos seus serviços mais tradicionais, impactando a vida de milhares de correntistas em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do segmento Van Gogh, criado para atender clientes de média a alta renda.

Tal decisão, ocorrida ainda em janeiro de 2025, afetou cerca de 3,5 milhões de correntistas, que agora serão realocados em outras categorias de atendimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Santander é um dos principais bancos do país (Reprodução: Internet)
Santander anunciou o fim de um dos seus principais serviços (Foto: Reprodução/Internet)

O banco já confirmou que vai migrar todos os clientes para modelos existentes, sem prejuízo de benefícios, apesar do impacto.

Sendo assim, a partir de informações do portal EXTRA, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco, traz abaixo os detalhes dessa decisão e seu substituto.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O fim de um serviço com 17 anos de história:

O Banco Real criou o Van Gogh antes da aquisição, e o Santander manteve o serviço desde que comprou a instituição, em 2007. O serviço oferecia:

  • Atendimento diferenciado;
  • Benefícios voltados ao público de renda intermediária;
  • Servia como uma ponte entre o segmento de varejo tradicional e o atendimento premium.

Para onde foram os clientes do Van Gogh da Santander?

Com isso, o Santander informou que ajustou sua estrutura e que passaria a operar apenas com dois modelos de atendimento:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, dos 3,5 milhões de clientes impactados, cerca de 2,5 milhões foram automaticamente migrados para o Select — serviço voltado a correntistas de alta renda, que contam com:

  • Gerentes dedicados;
  • Consultores de investimento;
  • Unidades exclusivas.
Santander Van Gogh
Santander Van Gogh (Foto Reprodução/Internet)

Os demais correntistas foram direcionados ao atendimento convencional, categoria padrão do banco, sem perda de benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Santander também garantiu que os pacotes de serviços e mensalidades permaneceriam inalterados, a não ser que o cliente solicitasse as prévias mudanças.

Vale destacar que essa movimentação não foi isolada.

Desde 2022, o Santander permite que seus clientes migrem para o Select mediante pagamento de taxa.

Além disso, em 2023, a instituição expandiu as opções de pacotes para clientes de baixa renda, já sinalizando um movimento de enxugamento e reestruturação.

Em nota oficial, o banco reforçou a estratégia na época:

“O Santander está dando um novo passo na reconfiguração do modelo de atendimento aos clientes do varejo.

Terá a partir de agora apenas dois segmentos: o Select, nome adotado globalmente pelo grupo espanhol para as pessoas de renda maior, e a marca Santander, para os demais correntistas.”

Santander Select (Foto Reprodução/YouTube)
Santander Select (Foto: Reprodução/YouTube)

Conclusão:

Em suma, o Santander encerrou um ciclo importante ao descontinuar o Van Gogh, reafirmando a sua aposta em um atendimento mais enxuto e segmentado.

Assim, o banco garantiu que a transição não traria prejuízos aos clientes.

Por fim, a medida reforça o alinhamento da operação brasileira ao padrão global do grupo.

Mas, para saber mais sobre outros bancos e histórias como essa, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.