R$ 37 bilhões: A compra colossal da Heineken ao virar dona de 2 rivais gigantes e dominar mercado das cervejas

A compra colossal da Heineken ao virar dona de 2 rivais gigantes
Sem sombra de dúvidas, a Heineken se consolidou no mercado brasileiro e é considerada uma das marcas de cervejas mais famosas do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que demissões em massa e pequenas empresas fechando as portas de um lado e uma gigante estrangeira abocanhando uma fatia considerável do rentável mercado de cervejas no país do outro, são ilustrativas do sentido da crise econômica: Sofrimento a muitos trabalhadores e lucros estratosféricos para poucos milionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse é o capitalismo e, na medida em que a crise avança, casos como esses serão cada vez mais frequentes, principalmente depois da pandemia da Covid-19.
Porém, antes mesmo disso a Heineken já mirava uma fatia considerável do mercado de cervejas, aniquilando a Ambev que é a número 1 no setor.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A compra colossal da Heineken foi da fabricante Brasil Kirin, sendo assim se tornou a segunda maior empresa de cerveja no Brasil, ficando atrás apenas da Ambev, subsidiária da AB InBev, líder mundial na produção de cervejas.
O negócio foi concretizado em um acordo no valor de €664 milhões, aproximadamente R$2,2 bilhões de reais, junto à empresa japonesa Kirin Holdings Company.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerveja Heineken (Foto: Reprodução / Canva)
Os produtos da Brasil Kirin, incluindo as cervejas Schin e Devassa, passaram a fazer parte do portfólio da marca holandesa. A empresa operava 12 fábricas com uma rede de vendas e distribuição próprias de produtos.
A Heineken viu a aquisição como uma oportunidade de expandir sua participação nos mercados do Norte e Nordeste do Brasil e aniquilar a Ambev no país de acordo com informações do portal UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A transação, que foi sujeita à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), foi considerada pela Heineken como um passo significativo para transformar suas operações no Brasil.

Cerveja (Foto: Reprodução / Canva)
QUAL FOI A OUTRA COMPRA COLOSSAL DA HEINEKEN?
O país é o terceiro maior mercado global de produção de cervejas, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Além da cerveja que leva o nome da marca, a Heineken também possui em seu portfólio as marcas Kaiser, Sol e Bavaria.
A cervejaria Heineken adquiriu essas marcas através do Fomento Económico Mexicano SAB de CV, ou Femsa, que era dona da Kaiser, Sol e Bavaria no Brasil de acordo com informações do portal Gazeta do Povo.
A compra foi feita em 2010 por meio de uma transação avaliada em US$ 7,6 bilhões que aumentou a atuação da empresa na América Latina, principalmente no país.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br