Multa pesada e imperdoável: Lei de trânsito em vigor em 2024 traz 4 alertas severos aos motoristas de Uber

Motoristas de Uber precisam se atentar com 4 alertas severos de Lei de trânsito em vigor em 2024
Nova Lei de trânsito impacta Uber e 99 com 4 novos alertas e estabelecem multas pesadas para os motoristas de aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não precisa ser um especialista no assunto para chegar a conclusão que a Uber e 99 são duas empresas gigantes de transporte por aplicativo. Atualmente milhões de brasileiros trabalham e/ou utilizam esse tipo de serviço.
A partir de informações do portal Click Petróleo e Gás e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em leis, detalha agora 4 alertas severos aos motoristas de aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Lei sancionada em julho de 2023 trouxe mudanças importantes para motoristas de aplicativos, com multas pesadas e regras rigorosas que exigem atenção tanto dos condutores quanto das empresas.
A nova legislação traz quatro alertas importantes, que afetam diretamente o cotidiano de quem trabalha no volante. A mesma segue em vigor em 2024.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
QUAIS SÃO OS 4 ALERTAS SEVEROS COM A NOVA LEI DE TRÂNSITO?
1- Capacidade dos veículos
- Uma das principais mudanças foi o aumento na capacidade dos automóveis, que passou de seis para até oito pessoas.
- Embora essa mudança pareça vantajosa, ela exige que os motoristas verifiquem as condições dos seus carros para garantirem a segurança de todos os passageiros. Essa mudança implica em mais responsabilidade no transporte de pessoas.
2- Idade máxima dos veículos
- Outra mudança impactante é a ampliação da idade máxima dos carros, que agora pode chegar a dez anos, um aumento em relação aos sete anos anteriores.
- Porém, essa flexibilização vem com a exigência de vistorias a cada seis meses para veículos com mais de sete anos, o que exige mais cuidados com a manutenção dos veículos.
3- Placas
- A exigência de que os veículos tenham placa da cidade foi retirada em relação às placas, o que facilitou a vida de motoristas de outras regiões.
- Quem transporta passageiros em diferentes cidades ou estados pode encontrar vantagem nessa mudança, mas ainda precisa atender a outras normas.
4- Multas
- As multas, porém, são um ponto crítico da nova legislação. Uber e 99 podem ser multadas se não cumprirem as regras.
- Contudo, os motoristas enfrentam penalidades que variam entre R$ 210 e R$ 420. Em situações mais graves, as autoridades podem reter veículos e apreender documentos.
Com todas essas novas regras, é natural que os motoristas de app fiquem preocupados. A verdade é que o cenário do transporte por aplicativo está em constante mudança.
Portanto, os motoristas precisam estar sempre atentos às novas regulamentações para evitar surpresas desagradáveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONSIDERAÇÕES FINAIS
- A nova legislação sancionada em julho de 2023 impõe multas severas e regras rigorosas para motoristas e empresas de aplicativos.
- A capacidade dos veículos aumentou para até oito pessoas, exigindo maior responsabilidade na segurança dos passageiros.
- A exigência de vistorias semestrais para carros com mais de sete anos acompanhou a ampliação da idade máxima dos carros para dez anos.
- Desse modo, também foi retirada a obrigatoriedade da placa segmentada, facilitando a atuação de motoristas de outras regiões.
- A nova lei exige carteira de habilitação específica, curso de formação, certidões negativas e seguro para o transporte de passageiros.

QUAL É O MELHOR PARA TRABALHAR: UBER OU 99?
De acordo com o portal Insights, quando se trata de salário, os motoristas da Uber ganham mais dinheiro do que os da 99.
Isso ocorre, pois a Uber conta com uma maior número de clientes. Além disso, a empresa oferece aos seus motoristas um porcentual maior do valor da corrida do que a 99.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Veja matéria completa sobre fim de 2 carros populares no app da Uber“.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br