Veja quais são os alimentos que podem prejudicar a saúde e levar até a morte se forem reaquecidos
É sabido que atualmente, com a vida corrida do brasileiro, fica cada vez mais difícil consumir alimentos frescos, sendo mais frequente o congelamento e reaquecimento de alimentos, pela praticidade e comodismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, pouca gente sabe, mas existem alimentos que não podem ser reaquecidos, podendo causar graves intoxicações alimentares depois do seu reaquecimento, causando inclusive a morte, quando acontece uma sepse, pelo consumo do alimento infectado.
Arroz e cereais
O arroz é um cereal que não deve ser reaquecido após longos dias de seu preparo, pois uma bactéria que gosta de se reproduzir nesse cereal, o Bacillus cereus, pode se multiplicar. Mesmo reaquecendo o alimento, essa bactéria não “morre”, pois ela produz esporos que são resistentes as fontes de calor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do arroz, ele também pode contaminar outros cereais, como batatas, ervilhas, feijões e alguns temperos. Após a intoxicação, você pode sentir os sintomas clássicos como vômitos, diarreia e cólicas abdominais.
Arroz branco: 4 alimentos que são nocivos para a nossa saúde e que jamais devem ser reaquecidos
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Espinafre e batata
O Espinafre também não deve ser reaquecido de maneira inadequada, pois esse vegetal tão saudável, pode ser o causador da listeriose, que é uma infecção grave, resultando em febre e sintomas semelhantes aos da gripe, quando a bactéria, a listeria monocytogenes infecta, podendo levar o paciente à óbito.
Espinafre: 4 alimentos que são nocivos para a nossa saúde e que jamais devem ser reaquecidos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A listeria monocytogenes também pode estar presente na batata, por isso ela também deve ser consumida logo após o seu preparo, não sendo reaquecida dias depois.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE