O retorno de uma lenda com 4 milhões de vendas: Fiat Uno é ressuscitado após 4 anos e motoristas estão em festa

Fiat bate o martelo e crava retorno triunfal do "Uno", o modelo mais amado da marca. Veja os detalhes sobre a volta de uma lenda!

10/03/2025 22h04

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fiat ressuscita UNO 3 anos pós-extinção e foto choca (Foto: Reprodução/ Internet)

Fiat bate o martelo e crava retorno triunfal do “Uno”, o modelo mais amado da marca. Veja os detalhes sobre a volta de uma lenda!

Não há dúvidas de que um dos modelos mais amados da Fiat é o Uno. O queridinho da montadora Italiana ficou quase 40 anos vivo no Brasil, mas, em 2021, acabou sendo descontinuado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, o Uno teve duas gerações, a primeira que chegou em 1984 e foi produzida até 2013, e a segunda versão, lançada em 2010, produzida até 2021, quando se despediu do país.

Após 37 anos, o Fiat Uno deu adeus no Brasil. Conforme apurado pelo TV FOCO, cerca de 4 milhões de modelos foram vendidos no país. Contudo, apesar do adeus, um “sucessor” do queridinho vem aí!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Fiat Uno (Reprodução: Fiat/Divulgação)

Fiat arma lançamento de verdadeiro sucesso

Como mencionamos, o Fiat Uno foi um grande sucesso no Brasil e no mundo e, conforme o portal ‘Mundo Fixa’, o Grande Panda, é considerado um substituto de ponta para o queridinho.

Inclusive, o modelo foi lançado recentemente na Europa, e de acordo com a Fiat, deve chegar no Brasil em 2026. Aliás, trazendo versões híbridas, elétricas e até uma opção aventureira.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Na terra dos compactos estilosos, o Grande Panda chega com algumas versões bem interessantes. Entre elas, duas se destacam:

  • Grande Panda RED: a opção mais básica, com rodas de aço de 16 polegadas e foco no custo-benefício.
  • Grande Panda La Prima: um pouco mais sofisticado, trazendo rodas de 17 polegadas, rack de teto e proteções inferiores para aquele toque aventureiro.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Fiat Grande Panda (Reprodução: Fiat/Divulgação)

Além disso, no quesito motorização, o modelo já conta com opções eletrificadas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Elétrico: motor de 111 cv, bateria de 44 kWh e autonomia de até 320 km.
  • Híbrido: motor 1.2 turbo de três cilindros combinado com um pequeno motor elétrico de 48V, gerando 100 cv.

E para quem ainda não quer abrir mão do motor a combustão, a Fiat já adiantou que um modelo a gasolina, acessível e voltado para mercados emergentes, está a caminho. Esse deve ser o foco da versão brasileira.

Quanto custa lá fora?

Os preços na Europa começam abaixo de 19 mil euros (aproximadamente R$ 100 mil) para a versão híbrida e ficam abaixo dos 25 mil euros (cerca de R$ 130 mil) na elétrica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a variante 4×4, que promete ser a opção topo de linha, deve custar um pouco mais.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Fiat Grande Panda parece muito com o Uno (Reprodução: Fiat/Divulgação)

E no Brasil?

A grande dúvida agora é: quais versões do Grande Panda chegarão por aqui?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda não há detalhes, mas, conhecendo o histórico da Fiat, é provável que vejamos uma configuração mais adaptada ao nosso mercado, possivelmente com motor flex e câmbio manual.

O que já dá para garantir é que o modelo traz um design imponente e versátil, perfeito para conquistar os brasileiros.

Resta saber se ele conseguirá carregar o legado do Uno e continuar sendo uma opção acessível e eficiente. A resposta? Só em 2026.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Fiat Grande Panda – Foto: Internet

Considerações finais

  • O retorno do Fiat Uno, ou melhor, a chegada do Grande Panda, promete movimentar o mercado automotivo brasileiro.
  • A Fiat aposta em uma nova geração de compactos com design moderno, versões eletrificadas e uma proposta versátil para atender diferentes perfis de motoristas.
  • Ainda há incertezas sobre quais variantes desembarcarão por aqui, mas o apelo nostálgico e a confiabilidade da marca indicam que o modelo tem tudo para cair no gosto do público.
  • Agora, resta esperar para ver se o Grande Panda estará à altura da lenda que o Uno se tornou ao longo das décadas.

Qual o carro mais vendido até agora em 2025?

De acordo com as informações divulgadas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat Strada foi o carro mais vendido em janeiro e em fevereiro de 2025.

Conforme os dados, a picape registou cerca de 10.266 emplacamentos. O segundo lugar seguiu com o Volkswagen Polo, registrando 7.961 unidades vendidas. Veja a lista dos 10 mais vendidos de fevereiro:

  1. Fiat Strada – 10.266
  2. Volkswagen Polo – 7.961
  3. Volkswagen T-Cross – 6.555
  4. Fiat Argo – 6.307
  5. Fiat Mobi – 5.549
  6. Toyota Corolla Cross – 5.351
  7. Renault Kwid – 4.867
  8. Honda HR-V – 4.792
  9. Chevrolet Onix – 4.715
  10. Volkswagen Saveiro – 4.701

Por fim, confira mais matérias sobre carros clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.