Adeus, dívidas: 4 passos infalíveis para sacar o FGTS retido na Caixa e salvar o bolso no início de 2025

Veja agora como sacar o valor do seu FGTS que está retido na Caixa e salvar o seu bolso no início de 2025 sem complicações
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem como objetivo garantir uma reserva financeira para o trabalhador, por meio de depósitos mensais feitos pelo empregador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, quando não há depósitos por um período, independente do motivo, a conta fica inativa e o saldo é retido no serviço da Caixa Econômica Federal.
Como funciona o FGTS?
O FGTS é um fundo destinado aos trabalhadores com carteira assinada. O empregador deve depositar 8% do salário bruto de cada empregado na conta do FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Meu Tudo’, para jovens aprendizes, a contribuição chega a 2%, e para domésticos, é de 11,2% (8% de depósito e 3,2% de antecipação do recolhimento rescisório).
Os valores ficam retidos na conta, podendo ser sacados em situações específicas para apoiar o trabalhador em momentos de necessidade.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Valores retidos no app da Caixa
Quando o trabalhador acaba sendo demitido por justa causa ou pede demissão, o saldo do FGTS também fica retido, isso porque, o saque-rescisão fica proibido para esse CLT.
No entanto, existem outras formas de saque, como o saque-aniversário, por exemplo. Onde o trabalhador pode sacar uma parte do seu saldo todos os anos no mês do seu aniversário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, segundo a fonte, para efetuar a compra de imóvel, o FGTS retido pode acabar sendo sacado de forma total. Seja dando uma entrada ou fazendo a amortização das parcelas.
Veja as condições especiais para realizar o saque:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Calamidade pública
- Doenças graves, como câncer, HIV, Parkinson, entre outros
- FGTS emergencial ou extraordinário
- Rescisão por falência do empregador
- Com dependente diagnosticado com câncer (neoplasia maligna)
- Com dependente portador do vírus HIV (Aids)
- Com dependente em estágio terminal, em razão de doença grave
- Em caso de falecimento do trabalhador, o saldo fica disponível para os dependentes
De acordo com a fonte, nesses casos o trabalhador pode sacar o valor total do FGTS, incluindo o valor disponível em contas inativas.

Como sacar o FGTS em 4 passos?
Para sacar o FGTS, verifique se você se enquadra nas condições previstas por lei. O saque pode ser feito pelo App FGTS, disponível na Play Store e na App Store.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja como sacar em casos de emergência:
- Acesse o aplicativo do FGTS e faça login utilizando CPF e senha cadastrados;
- Selecione a opção “Saques”;
- Selecione “Calamidade Pública” ou “Doença Grave, Estágio terminal de vida ou Órtese e Prótese” conforme sua necessidade;
- Faça a validação das informações e siga as instruções que aparecerem na tela.
Considerações finais
Em suma, o FGTS trata-se de um fundo de poupança destinado aos trabalhadores, com depósitos mensais feitos pelo empregador.
Em casos de conta inativa, como demissão sem justa causa ou pedido de demissão, o saldo fica retido, mas o trabalhador pode resgatá-lo em situações específicas, como doenças graves, calamidades públicas ou para compra de imóvel.
Para sacar, basta acessar o app FGTS, verificar as condições e seguir os passos indicados, garantindo o acesso aos recursos quando necessário.

QUEM TEM DIREITO AO SAQUE-ANIVERSÁRIO?
Todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas vinculadas ao FGTS. Para receber, só é necessário manifestar o interesse em aderir à modalidade até o último dia útil do mês de seu aniversário.
Além disso, a adesão pode ser feita: No site da Caixa Econômica Federal, No aplicativo FGTS, Em agências físicas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br