Risco de vida: A proibição de 4 produtos amados por exigência da Anvisa, arrancados do Carrefour às pressas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

07/06/2024 6h59

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
O Carrefour passou por uma fiscalização e identificaram problemas nas normas da Anvisa (Reprodução: Montagem TV Foco)

Alguns produtos acabaram retirados e incinerados às pressas, após problemas identificados em uma unidade do Carrefour

Em janeiro deste ano, uma unidade do Carrefour acabou recebendo uma denúncia em que resultou na retirada de 4 produtos das prateleiras. O problema identificado pelos próprios consumidores poderia colocar até a vida de quem ingerisse em risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa possui algumas normas, seguidas por outros órgãos, como Vigilância Sanitária e o Procon, e ambos atuam com o mesmo propósito. A ideia é garantir que tudo que está à venda esteja em perfeitas condições de consumo, para que ninguém tenha problemas graves de saúde.

De acordo com o portal ‘G1’, no dia 13 de janeiro de 2024, alguns alimentos estavam bem fora do prazo de validade em um hipermercado do Carrefour. A unidade funciona dentro de um shopping em Campina Grande.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carrefour segue sendo o líder de seu segmento no Brasil (Reprodução: Internet)
Carrefour segue sendo o líder de seu segmento no Brasil (Reprodução: Internet)

A fiscalização aconteceu após o Procon-CG receber denúncias dos próprios consumidores, nas redes sociais, onde identificaram o problema em alguns alimentos. A grande maioria estava com a validade de outubro de 2023, ou seja, 3 meses vencidos.

Dentre os produtos, estavam latas de azeitonas em conserva, latas de tomate pelado em suco, latas de flocos de milho e também de purê de batata em pó. É importante ressaltar que as empresas fabricantes dos produtos não tem ligação com o problema identificado no supermercado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Todo o material vencido acabou retirado das prateleiras e encaminhados para a incineração, pelo próprio Procon-CG.

Os produtos estavam vencidos há quase 3 meses (Reprodução: Procon-CG)
Os produtos estavam vencidos há quase 3 meses (Reprodução: Procon-CG)

Veja o que disse o Carrefour

Em uma nota oficial, o Carrefour revelou que não havia recebido nenhuma formalização de autuação dos órgãos públicos de defesa do consumidor. Apesar disso lamentou o transtorno e revelou que tomaria medidas para detectar os motivos da falha no processo de identificação, armazenamento e controle dos produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que apenas a unidade de Campina Grande teve esse problema e com uma pequena porcentagem dos produtos à venda. A unidade segue aberta e atendendo os consumidores, certamente agora com a atenção dobrada.

As latas de tomate pelado também estavam fora da validade (Reprodução: Procon-CG)
As latas de tomate pelado também estavam fora da validade (Reprodução: Procon-CG)

Como denunciar um produto vencido?

Caso você esteja fazendo suas compras e se depare com um produto fora do prazo de validade, pode realizar uma denúncia através do número 151. Além disso, a empresa deve lhe oferecer um mesmo produto dentro do prazo de validade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.