5 anos de isenção: Lei em vigor para idosos darem adeus ao IPTU em 2025

Uma lei que está em vigor traz uma isenção aos idosos do IPTU, mas para isso precisam correr para solicitá-lo
A cidade de São José, em Canta Catarina, conta com uma lei em vigor que garante a isenção do IPTU aos idosos locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa isenção vale por até cinco anos, mas todos precisam correr para que consigam solicitar a tempo esse benefício, já que acaba em julho.
O time do TV Foco especializado em Impostos, a partir de informações do portal do Governo de São José, traz à tona uma isenção no IPTU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que os idosos precisam seguir uma série de requisitos para que se enquadrem nesse benefício tão esperado por todos.
Solicitação até julho
De acordo com o portal do Governo, a Prefeitura de São José informou que os idosos tem até o dia 31 de julho para solicitar a isenção do IPTU.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Esse benefício atende os idosos, aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, que geralmente contam com uma menor renda.
Vale lembrar que essa solicitação da isenção do IPTU precisa ser de apenas 5 em 5 anos, por conta de uma mudança na lei em vigor desde 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano passado, foram mais de 1000 pessoas que pediram pelo não pagamento do imposto e a expectativa é que nesse ano seja o mesmo.

Requisitos para isenção
Ainda segundo o site, não basta ser idoso ou aposentado para ter a isenção do IPTU, precisa também seguir uma outra série de benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira delas é que seja proprietário apenas de um imóvel neste município e a pessoa precisa residir nele.
Além disso, ter renda de no máximo três salários mínimos se estiver casado ou em união estável, e metade do valor se solteiro ou separado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o imóvel deve ter uma área territorial de até 360 m² se for no meio da quadra e de 450 m² se estiver na esquina das ruas.

Conclusões finais
Os idosos da cidade de São José, em Santa Catarina, contam com a possibilidade de isenção do IPTU, caso sigam todos os requisitos.
Porém, precisam correr para fazer a solicitação, já que estará disponível apenas até o dia 31 de julho.
Veja mais matérias sobre isenção
Qual o valor do IPTU?
De acordo com o portal ‘APP Meu Imóvel’, no caso de imóveis residenciais, o IPTU é calculado sob 1% do valor venal, podendo ter alguns acréscimos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br