5 atitudes comuns que estão tirando a CNH dos idosos no Brasil

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por mudanças importantes nos últimos anos e, com isso, muitos idosos têm enfrentado dificuldades para manter sua habilitação ativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora a idade, por si só, não seja motivo para perder o documento, certas atitudes e situações do dia a dia estão fazendo com que muitos condutores mais velhos percam o direito de dirigir.
Veja abaixo cinco motivos comuns que têm levado à suspensão ou à cassação da CNH entre motoristas idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não comparecer ao exame médico obrigatório
A legislação determina que motoristas com mais de 50 anos renovem a CNH com maior frequência. Quem tem entre 50 e 70 anos precisa renovar a cada 5 anos. Já os que têm mais de 70 anos devem passar pelo processo a cada 3 anos. Ignorar essa etapa ou perder o prazo pode impedir a renovação e, consequentemente, levar à suspensão do direito de dirigir.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Condições de saúde não informadas
Doenças que afetam a visão, a audição, a coordenação motora ou o raciocínio precisam ser informadas durante a renovação da carteira. Muitos condutores mais velhos, com medo de perderem a CNH, omitem essas condições. No entanto, se forem descobertas nos exames ou em fiscalizações, o motorista pode ter sua habilitação suspensa ou até cassada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acúmulo de multas e infrações
Idosos que continuam dirigindo com frequência às vezes acumulam infrações leves, como estacionar em local proibido ou exceder levemente a velocidade. O problema é que esses pontos se somam, e quando ultrapassam o limite permitido pelo Detran, o resultado é a suspensão automática da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recusa em realizar o teste de aptidão física
Em alguns casos, além dos exames médicos, o Detran pode solicitar que o motorista realize um teste prático para comprovar sua capacidade de continuar dirigindo. Recusar esse teste ou não comparecer pode ser interpretado como incapacidade de dirigir com segurança.
Falta de atualização de dados
Um motivo simples, mas que tem gerado muitos problemas, é a falta de atualização de informações como endereço e documentação. Se o Detran não consegue localizar o motorista para enviar notificações, isso pode impedir a renovação da CNH e até levar à suspensão do documento.
Conclusão
Manter a CNH válida após os 60 anos é totalmente possível, desde que o motorista esteja atento às regras, cumpra os prazos e cuide da própria saúde. Com responsabilidade e acompanhamento, é possível continuar dirigindo com segurança e autonomia por muitos anos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Aaron Tura
Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista formado nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado em minha rede social @aarontura no Instagram