Obrigatórios: 5 direitos trabalhistas indispensáveis dos CLTs em vigor em 2025

Todos os trabalhadores de carteira assinada possuem direitos garantidos pela CLT. Aliás, existem 5 benefícios indispensáveis que os CLTs precisam ficar atentos
Mesmo tendo sido criada em 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) continua em vigor em 2025 e deve ser respeitada por todas as empresas que contratam trabalhadores com carteira assinada. Ela foi criada para proteger os CLTs e garantir que os direitos básicos sejam cumpridos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitos empregadores oferecem benefícios extras para atrair e reter profissionais, mas há uma lista de direitos que são indispensáveis e obrigatórios, e não podem ser ignorados. A seguir, vamos mostrar os cinco principais benefícios que todos os CLTs precisam estar atentos para não deixarem de receber.
1 – Jornada de trabalho
De acordo com a CLT,a carga horária máxima é de 8 horas por dia, com a possibilidade de até 2 horas extras, desde que sejam pagas corretamente. O empregador não pode exigir que o funcionário ultrapasse o limite sem a devida remuneração. Se isso acontece, é sinal de que algo está errado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 – Descanso semanal remunerado
Nenhum trabalhador deve ficar sem descanso. A CLT garante pelo menos um dia de folga por semana, normalmente aos domingos, mas pode variar conforme o tipo de trabalho. Isso porque, locais que prestam serviços essenciais, como hospitais, não fecham aos domingos.
3 – Férias anuais
Sem dúvidas, esse é um dos direitos favoritos dos CLTs! Depois de completar 12 meses de trabalho, o trabalhador tem direito a 30 dias de férias, com remuneração integral e um aumento de um terço do salário. Destacado que esse 1 mês de descanso pode acabar sendo fracionado em acordo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
4 – FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma espécie de poupança obrigatória. Todos os meses, o empregador deposita 8% do salário do trabalhador em uma conta vinculada à Caixa. O valor pode acaabr sendo sacado em casos de demissão sem justa causa, compra da casa própria ou aposentadoria.
5 – Salário mínimo
Por fim, vale destacar que nenhum trabalhador pode receber menos que o salário mínimo definido por lei, atualmente fixado em R$ 1.518. Aliás, receber abaixo desse valor é ilegal, e o funcionário pode recorrer à Justiça do Trabalho para exigir o cumprimento do piso salarial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existem benefícios não obrigatórios pela CLT?
Em suma, além dos direitos obrigatórios respaldados pela CLT, vale destacar que existem algumas empresas vão além e oferecem vantagens adicionais para se tornarem mais atraentes no mercado e consequentemente mais competitivas.
Entre as mais comuns estão o plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, vale-refeição, vale-alimentação e até programas de bem-estar e bolsas de estudo. Embora não sejam obrigatórios, esses benefícios fazem diferença na qualidade de vida dos CLTs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, CLIQUE AQUI e veja tudo sobre os CLTs.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br