À beira da falência: 5 empresas tradicionais e amadas por donas de casa que podem estar prestes a dar adeus

Falência nunca é algo bom
Principalmente quando se trata de empresas tradicionais que empregam vários colaboradores. Além de ser ruim pelo sonho de um empreendedor acabar tendo o pior desfecho, os milhares de funcionários que perdem os seus empregos acabam contribuindo para um país desigual decretando falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, em algumas situações é possível reverter a situação e dar a volta por cima. Acontece que o consumidor também pode sentir a falta de uma marca que ele se identifica e gosta bastante.
SAIBA MAIS! Sem luz e dívida de R$1 milhão: Emissora está quase sem programas e à beira da falência
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, separamos 5 empresas tradicionais e amadas por donas de casa e que podem estar prestes a dar adeus e decretar falência de acordo com informações do portal UOL Economia. Confira a lista a seguir!
PYREX
A marca é sinônimo de qualidade e resistência. Ela é referência em travessas de vidro que podem ir ao forno. Porém, a marca vem enfrentando uma significativa queda em suas vendas, assim como todas as empresas após a pandemia da Covid-19.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Acontece que diversas falhas na administração contribuíram para a empresa ficar com uma dívida que ultrapassa o valor de US$ 1 bilhão de dólares.

Fabricante de utensílios de cozinha Pyrex pede falência (Foto: Reprodução / Internet)
TOK E STOK
Considerada uma das maiores redes varejistas do país, a Tok & Stok foi denunciada à Justiça e pode ter que declarar falência. O motivo? Uma dívida que era inicial de R$ 3,8 milhões de reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo partiu da empresa Domus Aurea. O grupo, com sede em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, alega não ter recebido o valor de três parcelas referentes a um distrato assinado em abril do ano passado.
Além do pedido de falência, a empresa ainda foi alvo de uma ação de despejo por falta de pagamento do aluguel de um galpão logístico na cidade de Extrema, em Minas Gerais. O débito era referente ao mês de janeiro e estava vencido. Contudo, o valor teve que ser pago em juízo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa de móveis e decorações brasileira para fugir da falência, os gestores da companhia fecharam 17 unidades pelo país que não eram rentáveis e recebeu um aporte de R$ 100 milhões dos seus sócios no início de julho.

Tok & Stok enfrentou pedido de falência (Foto: Reprodução / Internet)
GRUPO PETRÓPOLIS
O Grupo Petrópolis é outra grande empresa que está quase falindo. A fabricante de cervejas como Itaipava e Petra entrou em recuperação judicial em março com uma dívida de R$ 4 bilhões de reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde então, o grupo conseguiu fazer acordo com três credores: BMG, Daycoval e Banco do Uruguay. Porém, a maior dívida da empresa é com a gestora Farallon e o Banco Santander.

Grupo Petrópolis é dono de marcas muito conhecida dos cervejeiros (Reprodução: Internet)
TUPPERWARE
Como o próprio nome diz, a Tupperware agrada em cheio 10 a cada 10 donas de casa, mas infelizmente também não está andando no ‘azul’. A marca de potes de plástico americana rapidamente conquistou o coração das donas de casa.
Acontece que a empresa não conseguiu lidar com o aumento da concorrência e a redução das vendas. Assim, a marca acumula uma dívida de US$ 700 milhões de dólares. onde se a empresa não conseguir dinheiro, é provável que ela feche as portas.

Potes da Tupperware (Foto: Reprodução / Internet)
LOJAS MARISA COM PEDIDO DE FALÊNCIA?
As Lojas Marisa encerra o primeiro trimestre do ano com um prejuízo de R$ 149 milhões de reais. Há mais problemas, como pedidos de falências feitos por fornecedores, fechamento de mais de 90 lojas e despejos por aluguéis atrasados.
No comunicado que foi feito pela varejista, ela não revelou qual o motivo do fechamento de suas unidades, entretanto, João Pinheiro Nogueira Batista, CEO da marca, já adiantou recentemente que o grupo fecharia diversos estabelecimentos ao longo dos próximos meses como parte do plano de reestruturação da empresa.
Com o slogan “De mulher para mulher, Marisa”, a empresa conseguiu fidelizar várias clientes e é uma das varejistas prediletas das donas de casa.

Lojas Marisa (Foto: Reprodução / Internet)

Lojas Marisa (Foto: Reprodução / Internet)

Lojas Marisa (Foto: Reprodução / Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br