Atenção mulheres! Existem 5 sinais que precisam ser averiguados o mais rápido possível e que podem indicar câncer de mama
O câncer de mama é uma das enfermidades que mais atormenta o público feminino. E por falar nisso, aliás, a doença se trata da principal causadora de mortes no público com mais de 30 anos de idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para ver a numerosa quantidade de casos, basta analisar os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) de 2024. De acordo com o órgão, existiu uma estimativa de 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil para o dito ano. Em suma, isso corresponde a uma taxa de 66,54 casos por cada 100 mil mulheres.
Caso de Ana Furtado
Apesar da gravidade em casos onde a doença já ganhou proporções maiores no corpo, ela é curável e Ana Furtado, apresentadora ex-Globo, é uma prova viva disso. Para quem não sabe, a famosa acabou sendo diagnosticada em março de 2018.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a apresentadora passou por cirurgia para remover o tumor, além de sessões de quimioterapia. Em novembro de 2023, após uma longa jornada de luta, Ana Furtado celebrou e deixou o Brasil em êxtase com a notícia de que estava curada.
Aliás, um ano depois da cura, a esposa de Boninho celebrou nas redes sociais, um ano desde que acabou sendo considerada curada de um câncer. “E essa é uma vitória que eu faço questão de comemorar todos os dias, desde então.”, disse ela.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Sou muito grata pela minha cura, por cada palavra de carinho e apoio que recebi ao longo de todo esse tempo, por cada pessoa querida que esteve ao meu lado quando eu mais precisei”, completou.
Sinais
Diante disso, o time de especialistas em saúde do TV FOCO, a partir de informações do Ministério da Saúde, traz à tona 5 sinais comuns que indicam câncer de mama, como o vivido por Ana Furtado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Paula Saab, médica mastologista membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e preceptora do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 90% dos casos o câncer se apresenta como nódulo palpável na mama. Essa situação acontece quando a doença já se encontra com manifestações clínicas.
Todavia, além da presença do nódulo, existem outros quatro sintomas que podem indicar a presença da doença. Assim, o cuidado as manifestações do corpo passa a ser crucial e importantíssima para sentir-se bem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, quais são os sintomas?
- Em suma, os sintomas se tratam de retrações de pele e do mamilo, que por sua vez, deixam a mama com aspecto de casca de laranja;
- Além disso, existe a saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, onde em alguns casos chegam a sujar o sutiã;
- Vermelhidão da pele da mama;
- Pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.
Ademais, outros sinais possíveis se tratam da inversão do mamilo, inchaço da mama e dor local.
Considerações finais
- O câncer de mama é uma das doenças mais devastadoras para as mulheres;
- Felizmente, muitos casos podem ser tratados com sucesso, como é o caso da apresentadora Ana Furtado, que venceu a doença em 2023;
- Todavia, de qualquer forma, existem 5 sinais que precisam estar sempre em alerta:
- Nódulo palpável;
- Retração da pele e do mamilo;
- Secreção pelo mamilo;
- Vermelhidão da pele da mama;
- Nódulos nas axilas ou pescoço.
Qual o tipo de câncer de mama que não tem cura?
Em suma, o câncer de mama inflamatório é um tipo raro, que representa 1% a 3% dos cânceres de mama e difere dos outros tipos quanto aos sintomas, prognósticos e tratamento. Na maioria dos casos, ele já está disseminado e torna mais difícil o tratamento.