Venda de R$5,2B e 71 unidades engolidas: O fim de rede popular de mercados após compra histórica do Assaí

Com o fim de uma rede de supermercados gigantesca, o Assaí adquire 71 unidades pela bagatela de R$ 5,2 bilhões

09/03/2025 21h45

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Unidade Assaí, rede varejista e loja fechada (Fotos: Reproduções / Internet / Maria Isabel Oliveira)

Com o fim de uma rede de supermercados gigantesca, o Assaí adquire 71 unidades pela bagatela de R$ 5,2 bilhões

Quando o assunto é o mercado varejista no Brasil, sem sombra de dúvidas, o Assaí é uma das maiores redes de mercados em atividade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Expandindo ainda mais o seu domínio, após o fim de uma rede popular de mercados, o Assaí Atacadista acabou comprando cerca de 71 pontos de comércio dessa gigante.

A seguir, veja todos os detalhes apurados pelo TV FOCO, e fique por dentro dessa transação bilionária que envolveu não somente o Assaí, mas, mais duas mega redes de mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assaí é um dos principais atacadistas do Brasil (Foto: Montagem)
Assaí (Foto: Montagem)

Assaí compra 71 unidades de rede que chega ao fim

Em 2021, de acordo com o ‘G1’, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) vendeu 71 unidades da bandeira Extra Hiper para o Assaí. Na mesma época, a rede anunciou o fim do modelo de hipermercado no Brasil.

Conforme as informações divulgadas pela imprensa, a negociação entre o GPA e o Assaí girou em torno de R$ 5,2 bilhões. Esses valores acabaram sendo pagos da seguinte forma:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • R$ 4 bilhões: parcelado entre dezembro de 2021 e janeiro de 2024
  • R$ 1,2 bilhão: pago por um fundo imobiliário garantido pelo Assaí
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Grupo Pão de Açúcar vendeu 71 unidades da rede Extra para o Assaí (Foto: Divulgação/Internet)

Fim do modelo no Brasil

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou a descontinuação da bandeira Extra Hiper, com a maioria de suas lojas sendo convertidas para o modelo cash & carry (atacarejo) sob a operação do Assaí.

“A bandeira Extra Hiper será descontinuada e as lojas não abarcadas pela transação serão convertidas em formatos com maior potencial de rentabilidade”, informou o GPA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao todo, 71 unidades do Extra Hiper, foram repassadas ao Assaí. Essa mudança faz parte da estratégia do GPA de intensificar o foco em segmentos mais rentáveis, como os formatos premium e de proximidade.

Ademais, o CEO do GPA, Jorge Faiçal, afirmou na época que a transição refletia a aceleração desses negócios e a priorização de modelos de maior lucratividade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Em 2021, o Grupo Pão de Açúcar vendeu 71 unidades do antigo hipermercado Extra para o Assaí Atacadista (Foto: Divulgação)

O Assaí, que já havia experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, viu na aquisição das lojas do Extra Hiper uma oportunidade de expandir rapidamente.

O presidente da rede, Belmiro Gomes, destacou que a transação visa, além de aumentar a presença da marca, aproveitar o momento de movimentação no setor de atacarejo, intensificado pela aquisição do grupo BIG pelo Atacadão, seu principal concorrente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o exposto, a expansão do Assaí se beneficiou da baixa sobreposição de lojas e do custo relativamente baixo para adaptar as unidades ao formato de atacarejo.

Considerações finais

  • Em suma, a compra de 71 unidades do Extra Hiper pelo Assaí Atacadista, por R$ 5,2 bilhões, é um grande passo na expansão da rede de atacarejo.
  • O Grupo Pão de Açúcar fechou as lojas Extra Hiper para focar em modelos mais rentáveis, enquanto o Assaí aproveitou a oportunidade para crescer rapidamente.

Qual a maior rede varejista do Brasil?

O Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Cielo, trouxe uma lista com as 10 gigantes do setor:

  • 1) Carrefour: faturamento de 115,4 bilhões de reais
  • 2) Assaí: faturamento de 72,8 bilhões de reais
  • 3) Magazine Luiza: faturamento de 45,6 bilhões de reais
  • 4) Grupo Casas Bahia: faturamento de 36,9 bilhões de reais
  • 5) Raia Drogasil: faturamento de 36,3 bilhões de reais
  • 6) Grupo Boticário: faturamento de 30,8 bilhões de reais
  • 7) Grupo Mateus: faturamento de 25,3 bilhões de reais
  • 8) GPA Alimentar: faturamento de 20,6 bilhões de reais
  • 9) Natura&CO: faturamento de 18,7 bilhões de reais
  • 10) Americanas: faturamento de 17,4 bilhões de reais

Confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.