571kg de carne podre: Globo confirma interdição da ANVISA contra 3 açougues nº1 de MG

Interdição! ANVISA lacra 3 açougues populares de Minas Gerais e Globo confirma situação; confira os detalhes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é um dos principais órgãos quando o assunto se trata de vigilância e controle sanitário de alimentos e serviços. Em suma, a autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, é fundamental para garantir a segurança dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, ir em um restaurante, mercado, açougues e outros estabelecimentos, acaba sendo uma necessidade de todos e isso exige responsabilidade dos ambientes. Todavia, infelizmente, nem sempre as empresas estão em conformidade com isso, com a presença de carne podre e outras nojeiras, por exemplo.
Justamente pensando nisso, a ANVISA entra em cena com o dever principal de proteger a saúde dos brasileiros e sempre manter o controle de diversas situações, tanto liberando o consumo e uso de produtos, serviços, quanto também os proibindo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Globo confirma interdição
E por falar nisso, dessa vez iremos tratar de 3 açougues nº1 de Minas Gerais, interditados pela autarquia após presença de nojeira. Assim, o time de especialistas do TV FOCO traz maiores detalhes sobre o assunto.

Ademais, o G1, portal de notícias da Globo, noticiou no dia 12/11/2024 que uma operação de fiscalização resultou na apreensão de 571,36 kg de carnes impróprias para consumo em Bom Despacho, município de Minas Gerais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A fiscalização autuou em 23 dos 43 açougues inspecionados na cidade e interditou 3 devido à falta de alvará sanitário e condições higiênico-sanitárias inadequadas.
Vale dizer ainda que, a ação veio a ser realizada entre os dias 04 e 08 de novembro pelo Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Além disso, houve ainda o apoio da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar (PM).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esclarecimento
Dois dias após o MPMG divulgar as informações, a Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e Serviço de Inspeção Municipal (SIM), divulgou uma nota de esclarecimento.
A nota informou que as autoridades recolheram as carnes apreendidas em um abatedouro, devido a uma denúncia pontual, e não nos açougues.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, a nota ainda destacou na época que a Secretaria de Saúde “irá pedir retratação ao Ministério Público referente à nota enviada à imprensa, visto que a mesma não condiz com a realidade atual”.
Comunicado dos açougues
É importante mencionar que, os açougues populares de Minas Gerais não tiveram seus nomes divulgados. Logo, nenhum comunicado veio a ser encontrado sobre regularização ou qualquer outra coisa do tipo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, o espaço segue em aberto para os mesmos prestarem seus devidos esclarecimentos ao público de modo geral.

Considerações finais
- ANVISA é responsável pela vigilância e controle sanitário de alimentos e serviços, garantindo a segurança dos consumidores;
- Operação em Bom Despacho (MG) resultou na apreensão de 571,36 kg de carnes impróprias para consumo;
- Dos 43 açougues fiscalizados, 23 foram autuados e 3 interditados por falta de alvará sanitário e más condições higiênico-sanitárias;
- Ademais, a ação realizada entre 04 e 08 de novembro de 2024 pelo Procon-MG, com apoio da Vigilância Sanitária e Polícia Militar;
- Em suma, nomes dos açougues interditados não foram divulgados, e nenhum comunicado oficial emitido por eles até o momento.
Veja mais notícias sobre a Anvisa CLICANDO AQUI.
Como saber se o produto é proibido pela Anvisa?
Ademais, caso existam dúvidas, basta usar à opção “Consulta Genérica”. Na seção seguinte, basta preencher o formulário de pesquisa no campo “Nome do produto”. Às vezes, o nome de uma mercadoria não corresponde ao registro no órgão. Nesses casos, aliás, convém pesquisar o registro do produto.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br